No próximo domingo, 31 de dezembro, São Paulo será palco da 98ª Corrida de São Silvestre, marcando o encerramento do ano com um evento tradicional que percorre 15 km pelas movimentadas ruas da cidade. Este espetáculo esportivo anual, que remonta a 1925, ganha destaque pelo nome atribuído em homenagem ao santo do dia.
A expectativa para este ano atingiu seu auge, uma vez que as 35 mil vagas disponibilizadas foram esgotadas, superando as 32 mil da edição anterior. O trajeto, mantido desde 2018, inicia-se na Av. Paulista, próximo à Rua Augusta, culminando com a linha de chegada em frente ao imponente Edifício da Fundação Cásper Líbero.
Desde 1975, as mulheres conquistaram seu espaço na corrida, e a portuguesa Rosa Mota destaca-se como a maior vencedora, acumulando seis primeiros lugares consecutivos no pódio.
Onde Assistir ao Vivo e Horário da Corrida de São Silvestre 2023
A transmissão ao vivo está garantida pelos canais TV Globo e TV Gazeta, das 7h30min às 9h (horário de Brasília), proporcionando uma visão privilegiada do evento que movimenta as ruas de São Paulo.
Vencedores da Última Edição e Antecedentes da São Silvestre
Na 97ª edição, em 2022, Andrew Kwemoi, de Uganda, fez história como o primeiro vencedor do país, enquanto Catherine Reline, do Quênia, triunfou na categoria feminina, liderando os 15 km da largada até a linha de chegada em impressionantes 49min39s.
Os brasileiros também brilharam, com Jenifer Nascimento (54min02s) e Fábio Jesus Correia (46min13s) conquistando a quarta posição em suas respectivas categorias.
História e Evolução da São Silvestre
Cásper Líbero, figura proeminente do jornal Gazeta Esportiva, foi o idealizador da corrida em 1924, inspirado por uma corrida noturna na França. Originalmente disputada à noite até os anos 2000, a São Silvestre adaptou-se às exigências da Federação Internacional de Atletismo em 1999, passando a ser realizada pela manhã.
Categorias e Programação da Corrida São Silvestre
A largada será dada às 07h25min para os cadeirantes, seguidos pelos cadeirantes com guia e atletas com deficiência às 08h05min. As atletas femininas de elite A/B iniciam a corrida às 07h40min, enquanto os atletas masculinos, junto com as categorias premium e o público em geral, partem às 08h05min.
Maiores Vencedores e Recordes da São Silvestre
Os maiores vencedores, oriundos do Quênia, acumulam 15 pódios tanto no masculino quanto no feminino. O Brasil destaca-se na categoria masculina, sendo o segundo país com mais primeiras colocações.
Individualmente, Rosa Mota, de Portugal, é a recordista, com seis títulos entre 1981 e 1986. Entre os homens, o queniano Paul Tergat brilhou como pentacampeão.
Na distância atual de 15 km, estabelecida em 1991, os recordes mundiais são de Kibiwot Kandie, com 42min59s, e Jemima Sumgong, com 48min35s, nas edições de 2019 e 2016, respectivamente.
Para mais informações sobre eventos esportivos, fique atualizado no Nitro News Brasil, e confira também as últimas notícias sobre famosos em Famosos e outras notícias em Notícias.