Em corrida emocionante, Verstappen assume liderança da prova na penúltima volta e conquista GP da França

Com a vitória na reta final, Verstappen se consolida na liderança da competição

Mark Verstappen vence o GP da França na última vol Foto: Divulgação
Continua após a publicidade..

De maneira dramática e com estratégia ousada, Max Verstappen superou Lewis Hamilton na penúltima volta e venceu o GP da França, se consolidando ainda mais na liderança do campeonato.

Hamilton conquistou a primeira posição logo após a largada, se aproveitando de erro do holandês ainda na primeira curva. A partir dali, o piloto inglês conseguiu administrar bem a vantagem sobre a RBR de Verstappen, chegando a abrir 3 segundos na frente. No entanto, a equipe austríaca responderia adiantando a entrada nos boxes do seu piloto, na volta 19, fazendo também a troca para os pneus duros.

A estratégia daria resultado logo depois. Na volta seguinte, Hamilton também fez sua primeira parada, e acabou voltando atrás de Verstappen, que reassumiu a ponta. Mas a liderança ficaria pouco sob o domínio do holandês, porque, na volta 33, a RBR optou por retornar aos pneus médios. Com a segunda parada, Max voltou apenas em quarto.

Continua após a publicidade..

A princípio, a estratégia funcionaria bem, com o holandês logo virando 2 segundos mais veloz que os pilotos à sua frente. No entanto, Verstappen só conseguiria ultrapassar Bottas, assumindo a segunda colocação, faltando apenas oito voltas para o fim da corrida.

Mas, na reta final, a diferença entre eles foi caindo dramaticamente, chegando a ficar em menos de um segundo faltando duas voltas para terminar a corrida. Neste momento, valeu a persistência de Verstappen e a estratégia da RBR, com o holandês ultrapassando o piloto da Mercedes e assumindo a ponta, para não abandonar mais.

“As duas paradas no pit stop valeram a pena. Durante toda a corrida lutamos um contra o outro. Eu acho que vai ser assim pelo resto da temporada”, disse o holandês.

Com a vitória na reta final, Verstappen se consolida na liderança da competição, abrindo dez pontos de vantagem sobre o inglês: 130 para o holandês contra 120 de Hamilton.

“Estou feliz com o resultado, apesar da infelicidade de perder a posição. Mas ainda foi uma grande corrida. Temos que trabalhar para achar mais ritmo”, afirmou o piloto da Mercedes.

Fonte: O Vale