F1: consultor da Red Bull fala sobre chance de Verstappen perder título por punição

Helmut Marko está a par dos rumores de que o piloto da equipe teria seu triunfo em risco na Fórmula 1; entenda

formula 1 f1 red bull max verstappen helmut marko 729x486 1
Crédito: Reprodução/Autoracing

Helmut Marko, consultor da Red Bull Fórmula 1, não está nada preocupado com a possível punição da FIA por exceder o limite orçamentário. O austríaco, além disso, acredita que a equipe austríaca simplesmente cumpriu o limite e nem precisa de punição.

Na segunda-feira (10), a FIA anunciou que a Red Bull Racing excedeu o limite de orçamento de 2021. Diz-se, porém, que é uma infração menor; mas, se for realmente o caso, a equipe de Max Verstappen e Sergio Pérez também receberá uma penalidade por isso. Na Red Bull, no entanto, há uma falta de entendimento sobre o suposto furo orçamentário.

“Ainda acreditamos que não quebramos a regra do teto de custos na Fórmula 1. As discussões com a FIA estão em andamento; então, vamos ver o que finalmente sai disso. A FIA interpreta alguns itens de forma diferente da Red Bull. Por exemplo, é sobre salários em caso de doença que está sendo discutido”, disse Marko ao Fórmula 1-insider.com.

Continua após a publicidade..

Verstappen poderia perder título da Fórmula 1 do ano passado; consultor da Red Bull acha ‘absurdo’

As regras do teto orçamentário afirmam que a FIA também pode tirar pontos dos campeonatos de construtores e pilotos como punição; por isso, teoricamente o título mundial de Verstappen em 2021 estaria sob ameaça. Contudo, de acordo com Marko, os fãs do holandês não precisam se preocupar com isso.

”Rumores de que Max poderia perder seu título mundial de Fórmula 1 em 2021, por exemplo, são um absurdo completo. O passado mostrou que mesmo violações extremas dos regulamentos foram punidas de forma muito branda pela FIA”, finalizou ele.

O consultor da Red Bull refere-se a dois exemplos recentes. Em 2013, a Mercedes realizou um teste secreto com a Pirelli e foi banida apenas por um Young Driver Test. Depois, em 2019, houve o escândalo em torno da Ferrari Fórmula 1. A equipe fez um acordo secreto com a FIA depois que o motor não estava de acordo com as regras.

Fonte: Torcedores