Neste sábado (1º), o Fortaleza deu um passo importante em busca do pentacampeonato cearense. Na primeira final do estadual, o Tricolor do Pici venceu o Ceará por 2 a 1, com gols de Lucas Sasha e Caio Alexandre. Danilo Barcelos descontou para o Vovô. Com o resultado, o Fortaleza pode empatar ou vencer no jogo de volta, no próximo domingo (8), para garantir o título. Já o Ceará precisa vencer por dois gols de diferença ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis.
Primeiro tempo
O jogo começou com o Fortaleza pressionando e criando a primeira chance, em chute de Pochettino defendido pelo goleiro Richard. Aos 22 minutos, Lucas Sasha acertou um belo chute de pé esquerdo e abriu o placar para o Tricolor. Pouco depois, Lucero ainda fez um gol, mas a arbitragem marcou impedimento. O Ceará tentou reagir com Guilherme Castilho, que finalizou para fora, e Warley, que errou na saída de bola e deu uma boa chance para Lucero, que mandou para fora.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, Lucero fez uma jogada pela esquerda e cruzou para Caio Alexandre ampliar o placar para o Fortaleza. O Ceará tentou responder com Willian Formiga, que cabeceou por cima, e Chay, que arriscou de fora da área. Aos 29 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Ceará, e Danilo Barcelos converteu a cobrança, dando esperanças ao Vovô.
Vantagem Tricolor
Com a vitória, o Fortaleza ficou em vantagem na busca pelo pentacampeonato cearense. O técnico Juan Pablo Vojvoda venceu o quarto Clássico-Rei do ano, enquanto o técnico do Ceará, Miguel Ángel Ramírez Morínigo, tinha vencido os três primeiros, incluindo a vaga na final da Copa do Nordeste. O Fortaleza agora se prepara para enfrentar o Palestino, do Chile, na quarta-feira (5), na estreia da Copa Sul-Americana. Já o Ceará tem uma semana para se preparar para a decisão do estadual, no próximo domingo (8).