Grêmio vence Caxias e conquista hexacampeonato gaúcho com gol de Suárez

No último sábado, dia 8 de abril de 2023, o Grêmio venceu o Caxias por 1 a 0 na Arena do Grêmio e conquistou o hexacampeonato gaúcho. O gol da vitória foi marcado pelo uruguaio Luis Suárez, de pênalti, aos 19 minutos do segundo tempo. Foi o sexto título consecutivo do Tricolor, que agora soma 42 títulos estaduais, ficando a apenas três do maior campeão gaúcho, o Internacional.

 

Tricolor volta a conquistar seis títulos seguidos após 33 anos

Com a conquista do hexa em 2023, o Grêmio volta a conquistar seis títulos seguidos do Gauchão após mais de três décadas. A última vez havia sido em 1990. Antes disso, o Tricolor também foi hexa em 1967. Na ocasião, houve o hepta no ano seguinte.

Continua após a publicidade..

Maior sequência de títulos entre times da Série A do Brasileirão

O Grêmio já detinha a maior sequência de títulos estaduais entre times da Série A do Brasileirão, e agora aumenta sua marca. O hexacampeonato gaúcho do Tricolor é um feito histórico e comprova a hegemonia do clube no estado. O próximo objetivo do time é igualar o Inter, maior campeão do Rio Grande do Sul, com 45 títulos estaduais.

Suárez marca o gol do título de pênalti

O gol da vitória do Grêmio sobre o Caxias foi marcado pelo atacante uruguaio Luis Suárez, de pênalti, aos 19 minutos do segundo tempo. O lance foi revisado pelo VAR, que assinalou a penalidade cometida pelo lateral-direito Marcelo Ferreira em Suárez. O camisa 9 cobrou com categoria e superou o goleiro Bruno Ferreira.

Mais de 50 mil torcedores na Arena

A final do Gauchão entre Grêmio e Caxias foi disputada na Arena do Grêmio, que recebeu mais de 50 mil torcedores. A projeção de público para o jogo era de 50 mil pessoas, mas a marca foi ultrapassada: 51.556 torcedores estiveram no estádio para presenciar a conquista do hexacampeonato gaúcho pelo Grêmio. Foi o maior público da equipe na temporada.

Grêmio domina o primeiro tempo

O Grêmio dominou o primeiro tempo da partida, com oito finalizações contra apenas uma do Caxias. A primeira chegada de perigo do Tricolor foi logo aos dois minutos, em desvio de cabeça de Diego Rosa que obrigou o goleiro adversário a fazer uma boa defesa. Aos 17, Suárez acertou a trave após saída errada da zaga grená. Aos 21, Villasanti finalizou perto da meta, para fora. Aos 37, Cristaldo assustou em cobrança de falta, mas o goleiro do Caxias fez a defesa.

Caxias equilibra o segundo tempo

No segundo tempo, o Caxias equilibrou mais a partida e teve algumaschances de marcar, mas não conseguiu converter em gol. A equipe mostrou uma melhora significativa em relação ao desempenho no primeiro tempo, com uma defesa mais sólida e uma marcação mais eficiente no meio-campo. No entanto, o resultado final ainda foi desfavorável para o Caxias, que perdeu por 1 a 0 para o seu adversário.