Grêmio vence o Bahia na Arena e ganha “fôlego” na luta contra o rebaixamento

Borja, aos 3 minutos, e Diego Souza, aos 49 no segundo tempo, marcaram os gols do triunfo que deixa o Tricolor um ponto de sair do Z-4

Continua após a publicidade..

Jogo foi válido pela 17ª rodada do Brasileirão | Foto: Mauro Schaefer

Com sofrimento até o último minuto, o Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0 na noite deste sábado, na Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão. O resultado ainda não tira o time da zona de rebaixamento, mas faz a equipe de Felipão “dormir” um ponto da parte de fora do Z-4.

Ainda sem um grande desempenho técnico, mas mais competitivo, o Tricolor superou uma primeira etapa bastante abaixo e de sustos para o goleiro Chapecó, e transformou em um segundo tempo de dois gols dos seus centroavantes: Borja, aos 3, inaugurou o placar com assistência de Rafinha. Aos 49 minutos, em um contragolpe. Diego Souza, voltando de lesão, fez um golaço, com força física e técnica, para definir o placar.

Continua após a publicidade..

Agora, as atenções gremistas se voltam para o duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, quarta-feira, na Arena. Pelo Brasileirão, o Grêmio receberá o Corinthians, no final de semana, na próxima rodada.

Controle improdutivo

O Grêmio até teve mais a posse de bola na primeira etapa na Arena. No entanto, pouco ameaçou o gol de Matheus Teixeira, do Bahia. Postados na defesa, os visitantes aguardavam para sair em velocidade nos contragolpes. A chance inaugural apareceu logo no primeiro minuto. Rodriguinho e Rossi tabelaram e o atacante bateu cruzado, tirando tinta do poste de Chapecó. Aos 9, foi a vez do meia arriscar finalização de longe e assustar.

Com mudanças na escalação, o Tricolor não se entendia bem no ataque. Douglas Costa, Leo Pereira e Alisson trocavam suas posições a todo momento e não conseguiam se encontrar dentro de campo. Quando estava na esquerda, Alisson conseguiu bons passes com o lateral Bruno Cortez. Porém, os cruzamentos pararam na defesa do Bahia ou no arqueiro Matheus Teixeira.

Na melhor chance gremista, novamente essa jogada. Alisson recebeu de Cortez e chutou forte. Matheus espalmou para fora da área e Rafinha parou na marcação. Cobrado para ser mais participativo, Douglas Costa se movimentou bastante no primeiro tempo, mas sentiu falta de alguém para conectar seus lances.

[pt_view id="6494a7ewce" categories="624,4"]

Apesar da bola ter sido gremista, a agressividade foi toda do Bahia. O placar por pouco não foi alterado aos 45 minutos, quando Rodriguinho recebeu cruzamento livre dentro da área e mandou na trave do goleiro Chapecó.

Centroavantes decidem

Felipão colocou Luiz Fernando na vaga de Leo Pereira para aproximar os jogadores do ataque gremista na segunda etapa. A alteração deixou o time mais ofensivo e logo aos 3 minutos surtiu efeito. Rafinha cruzou da direita e Borja apareceu bonito para cabecear para o fundo das redes e deixar o Tricolor na frente do placar.

Com a vantagem, o time gremista ainda pressionou em dois outros lances. Lucas Silva e Alisson em finalizações de fora da área assustaram o goleiro Matheus Teixeira. O Bahia respondeu colocando o artilheiro Gilberto e o jovem Raí para buscar o empate.

As mudanças melhoraram os visitantes, que passaram a chegar mais a área gremista. Aos 26, Raí por pouco não empatou em lindo de chute de primeira de dentro da área. Felipão esperou até os 40 minutos para mexer na sua equipe: Diego Souza e Fernando Henrique entraram nas vagas de Borja e Alisson.

Voltando de lesão, Diego Souza aproveito um contragolpe para definir o placar. Desesperado para empatar, o Bahia se lançou no ataque e deixou espaços atrás. Com isso, o atacante recebeu dentro da área, limpou a marcação e só deslocou o goleiro aos 49 minutos, dando números finais a partida e colocando o Tricolor na luta para deixar o Z-4.

Campeonato Brasileiro – 17ª rodada

Grêmio 2

Chapecó; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva, Villasanti, Leo Pereira (Luiz Fernando), Alisson (Fernando Henrique) e Douglas Costa (Jonatha Robert); Borja (Diego Souza). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bahia 0

Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Raí), Mugni, Rodriguinho (Gilberto), Raniele (Jonas), Daniel (Maycon Douglas) e Rossi (Rodallega). Técnico: Bruno Lopes

Gols: Borja (03min/2T°) Diego Souza (49min/2T°)
Cartões amarelos: Gilberto (Bahia) Lucas Silva (Grêmio)
Arbitragem: Caio Max Vieira (RN)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e hora: 21/08, às 19h

Fonte: Correio do Povo

 

Share

Clayton Lima

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

You may also like...