qui. abr 18th, 2024

Jogos do Palmeiras: O time tenta ganhar fôlego para Libertadores 2021

By Clayton fev22,2021

Depois de uma participação pífia no mundial de clubes, o Verdão tenta retomar o futebol campeão da Libertadores da América 2020. O torneio deste ano, que já tem data marcada. Os Jogos do Palmeiras começam entre os dias 2 e 4 de março com transmissão ao vivo no nosso canal!

O alviverde, que saiu embalado da edição 2020, para chegar ao menos, a uma final contra o Bayer de Munike. Entretanto, não teve pernas para vencer o Tigres do México. Com uma atuação abaixo do esperado, levou um gol de pênalti do adversário ainda no meio do segundo tempo. E assim, não conseguiu reverter o placar.

Apesar da decepção, os torcedores palmeirenses reconheceram a luta do time e os receberam na chegada de volta ao Brasil, depois dos jogos no Qatar. O grupo conseguiu apenas a quarta colocação na competição, depois de perder para o Al Ahly na disputa pelo terceiro lugar.



A compreensão vem dos números. A Sociedade Esportiva Palmeiras disputou nada mais, nada menos do que 77 partidas na temporada 2020, incluindo jogos pelo Brasileirão (38), Copa do Brasil (8), Libertadores (13) e Mundial (2).

Libertadores 2021

Abel Fernando, técnico do Palmeiras
Abel Fernando, técnico do Palmeiras (Imagem: Cesar Greco)

A saga continua e a temporada 2021 será emendada com a anterior, em razão das mudanças decorrentes da pandemia da Covid-19. A Libertadores deste ano começa para os brasileiros no dia 2 de março, uma semana após o fim do campeonato brasileiro (25 de fevereiro).

Nesse intervalo ainda tem os jogos da final da Copa do Brasil, e o começo do torneio estadual. Se os calendários das competições já eram bem apertados para os clubes brasileiros, uma vez que têm uma competição nacional longa e desgastante, entremeada por outras de cunho continental e local, imagina como não está sendo possível retornar a essa atividade tão intensa, depois de meses parados.

Pensando nisso, o maior torneio das Américas adiou a entrada dos brasileiros na competição para março, o que não suaviza muito a situação dos clubes, especialmente a do Palmeiras que, por exemplo, ainda disputa a Copa do Brasil, no final do mês de fevereiro.

Em meio a tudo isso, o time tenta se recuperar emocionalmente dos tropeços do mundial, que aconteceram tão rápido como a ascensão do técnico português Abel Ferreira. Fruto da nova geração de professores portugueses, ele conseguiu levar a equipe às finais dos principais campeonatos disputados, e ainda colocá-la entre os seis primeiros classificados do Brasileirão. Uma tarefa árdua e impressionante, ainda mais quando se tem um elenco mediano como é o do alviverde.  

Desempenho do Palmeiras nos Jogos

Elenco do Verdão
Elenco do Verdão (Imagem: Palmeiras)

Ainda assim, o técnico conseguiu dar um perfil mais ofensivo ao time que vem de uma tradição mais defensiva, implantada por técnicos como Felipão.

Foram 99 gols marcados, alcançando a média de 1,71 bolas na rede do time adversário. Esse número o colocou em terceiro lugar entre os que mais marcaram no Brasileirão, atrás apenas do Flamengo (1,87) e do São Paulo (1,81).

A marca defensiva, no entanto, foi mantida, obtendo até agora o título de menos vazado do campeonato brasileiro. Em 58 jogos do Palmeiras foram apenas 40 sofridos, uma média de 0,69 bolas contra seu goleiro. O segundo colocado, o Grêmio, tem uma média de 0,77.

Por tudo isso, espera-se que o Palmeiras se recupere rápido da lamentável atuação no Mundial, e siga sendo competitivo. A torcida não espera nada menos que a chegada à final de mais uma Libertadores e, quiçá, mais um título, em anos seguidos.

Se depender desses números e da disposição que a equipe apresentou até agora, os torcedores não ficarão frustrados.

Afinal, estamos falando de um clube que foi campeão estadual, depois de um jejum de 12 anos, venceu a Libertadores e está na final da Copa do Brasil, e ainda manteve um nível alto durante todo o Brasileirão, permanecendo entre os seis primeiros na maior parte da competição.

Jogos do Palmeiras: Copa do Brasil

Palmeiras x Grêmio no Brasileirão (Imagem: Divulgação)

Depois de adiar por duas vezes, os jogos da final da Copa do Brasil edição 2020 parece que, enfim, vai acontecer. Estão marcadas para os dias 28 de fevereiro e 7 de março, com partidas de ida e volta. Com o primeiro jogo ocorrendo na Arena do Grêmio e o segundo no Allianz Parque, casa do Palmeiras.

O time precisa se recuperar para fazer o inesperado em um ano, no mínimo, atrapalhado. Afinal, chegou a um momento que nem o torcedor mais otimista esperava: a final da Copa do Brasil.

Depois de uma semifinal nada empolgante, em que venceu o América Mineiro por 2 x 0. Desse modo, o time parecia já sentir o cansaço físico que o levou a semifinal da Libertadores e ao G4 do Brasileirão. Ainda assim, o alviverde teve a garra dos vencedores e ganhou o jogo.

Agora é hora de deixar o Mundial de lado e seguir em busca de mais uma taça, e aproveitar o elenco que deu fôlego ao time no momento mais difícil da partida, como os meias Patrick de Paula, Lucas Lima e Gustavo Scarpa.

O improvável para um clube que, há alguns anos, deixou de ser protagonista, recentemente enfrentava crise financeira e de elenco, além da falta de um técnico de peito, está muito perto de se tornar provável. Tudo certo se não deu para o Mundial, mas pode dar para a Copa do Brasil.

A final será entre Palmeiras e Grêmio, as duas defesas menos vazadas do campeonato brasileiro. Será que vai ser fácil?

Ainda tem bola no Brasileirão

Depois de tantos atrasos, reajuste de datas de jogos, o Palmeiras entrou em campo pela 35ª rodada do brasileirão contra o Coritiba. A partida foi marcada pela falta de disposição dos times que jogaram somente para cumprir tabela. Pelo menos, era o que parecia. No final, o placar ficou em 1 a 1.

Agora o Palmeiras segue para disputar a 36ª rodada e se iguala aos demais times do campeonato em número de partidas. Isso significa que o clube vai jogar mais uma vez daqui a dois dias, tempo mínimo imposto pela CBF para que uma equipe entre novamente em campo.

Assim, o próximo adversário vai chegar em um clássico estadual: Palmeiras e São Paulo se enfrentam na sexta. No domingo, o alviverde entra novamente em campo contra o Atlético Goianiense, e na quarta seguinte contra o Atlético Mineiro pela última rodada do Brasileirão.

Se haverá disposição, ainda não se sabe. O que se espera é um grupo focado na Copa do Brasil, e jogando o Brasileirão só para cumprir tabela. Uma vez que já está classificado para a Libertadores de 2021, e não tem mais chances matemáticas de conquistar a taça de campeão nacional.

Ainda assim, o clássico é um jogo que requer atenção. Afinal, já vale como termômetro para outro torneio que vai começar em breve, o estadual. E os rivais nunca querem dar o sabor da vitória para o time adversário.

Portanto, o que se pode esperar é garra e força de vontade de um time que começou a temporada desacreditado. E foi chegando devagarzinho às finais, a um título das Américas e a uma classificação confortável no campeonato nacional.

Por isso, ninguém vai perder todas essas finais que vão acontecer até março para o alviverde, que serão transmitidas ao vivo aqui no nosso canal .

O post Jogos do Palmeiras: O time tenta ganhar fôlego para Libertadores 2021 apareceu primeiro em A Folha Hoje.

Veja também: