Ronaldo anuncia presença em BH no aniversário do Cruzeiro e prega pés no chão: “Caminhada é longa”

Ex-jogador cancela viagem de fim de ano e, agora acionista majoritário da Raposa, promete diagnóstico rigoroso e trabalho com pessoas de confiança

O anúncio do investimento de R$ 400 milhões no Cruzeiro, neste sábado, mexeu com o mundo do futebol, mas também com a vida de quem investiu: Ronaldo Fenômeno. Pregando pés no chão e cautela ao assumir o futebol do clube, o ex-jogador prometeu passar a viver o dia a dia da Raposa. Disse que estará no aniversário de 101 anos do clube, em 02 de janeiro, e cancelou a viagem de fim de ano que faria com a família.

– Eu estava prevendo que iria acontecer. Já cancelei toda a viagem de fim de ano. As crianças já estão brigando comigo. Estou sofrendo pressão muito grande. Mas dia 02 de janeiro, aniversário de 101 anos do Cruzeiro. Estarei em Belo Horizonte. Vai ser um momento muito especial – disse o ex-jogador em entrevista ao seu canal oficial, RonaldoTV

Ronaldo prometeu que estará no dia a dia do clube. E dividirá as atenções também com o Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha, da qual também é acionista majoritário desde 2018.

– Logicamente, vou estar muito presente. Vou viver no avião. Vou estar sempre viajando, dar atenção ao Cruzeiro, ao Valladolid, na Espanha, dar atenção à família. Vamos planejar isso direitinho. Todos esses projetos são desafios enormes. O que me motiva é o legado que quero deixar. Quantidade de dinheiro, isso não me motiva. O que motiva é o que pode chegar com o Cruzeiro, com conquistas, títulos, competições.

Continua após a publicidade..

Ronaldo Fenômeno será o novo investidor do Cruzeiro — Foto: Thiago Dias/GloboEsporte.com
Ronaldo Fenômeno será o novo investidor do Cruzeiro — Foto: Thiago Dias/GloboEsporte.com

Cautela

Apesar da euforia demonstrada por torcedores e por dirigentes do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno tratou de fincar os pés no chão em seu discurso. Disse que fará um trabalho minucioso para entender a realidade do clube mineiro e traçar estratégias para melhorar sua situação.

– Na verdade, o Cruzeiro chegou numa situação, numa dívida alta muito ruim. Vamos ter muito trabalho pela frente. Entendo todo entusiasmo com a notícia, mas a verdade é que temos muito trabalho pela frente.. Não vou botar dinheiro, queimar dinheiro. Vamos fazer um trabalho minucioso no Cruzeiro. Vamos receber todas as informações, fazer o diagnóstico do clube, para começar a planejar e começar a definir onde vamos começar a crescer. Caminhada é longa. Objetivos são gigantes. Estamos muito animados a começar a trabalhar.

Ronaldo, apesar de dizer que estará no dia a dia do Cruzeiro, comentou que irá delegar funções a pessoas de sua confiança.

– Eu, na verdade, confio muito nas pessoas que eu escolho e que quero no projeto. Tem liberdade. Eu faço é dar direção o que quero no projeto. A maneira que ele vai fazer isso é coisa dele. Mas sempre estou muito próximo do clube. Isso daí vai acontecer no Cruzeiro. Sempre estarei próximo dos jogadores, da comissão técnica e da torcida.

Ronaldo com a camisa do Cruzeiro — Foto: Divulgação
Ronaldo com a camisa do Cruzeiro — Foto: Divulgação

Para o agora investidor do Cruzeiro, o principal objetivo, no momento, é reerguer o clube mineiro para voltar à Primeira Divisão.

– A gente tem que colocar na cabeça que é uma luta de todos. A situação que o Cruzeiro chegou, tem que sair da situação. É o primeiro passo. Nosso objetivo é esse. Temos a Segunda Divisão para disputar, sabendo que é muito difícil. Mas pensando em um só objetivo: voltar à Primeira Divisão.

Veja outros pontos da entrevista de Ronaldo ao seu canal oficial:

Como foram as negociações?

– A gente já estava há algum tempo conversando. A XP me procurou com uma possibilidade real, que fosse aprovado na assembleia do Cruzeiro, a realização da SAF. Eu fiquei muito interessado, logicamente, porque o Cruzeiro tem uma história muito bacana comigo. Quis saber mais sobre os projetos, possibilidades. Conversamos, conversamos. A gente deixou encaminhado muita coisa. Mas ontem, assistindo, inclusive, a assembleia do Cruzeiro, foi aprovado quase com 97%.

Sinergia com o Valladolid

– Com certeza, tem muita sinergia. Dois clubes agora. Mas muito trabalho pela frente. Montar equipe de gestão eficiente. Montar grande equipe de trabalho. Logicamente, essa sinergia com Valladolid é maravilhoso. Tem know how conhecido, do Campeonato Espanhol, que já tem as regras bem estabelecidas, fair play financeiro. Tem bem montado na cabeça. Vamos montar um modelo de gestão europeu. Gastar o que receber. Nunca gastar mais (do que recebe). Senão, a conta não bate, e só vamos aumentar as contas do clube. Gestão eficiente, enxuta, mas pode ter certeza que estamos chegando com muito entusiasmo e colocar o Cruzeiro onde está.

Futebol brasileiro

– Tem muito que melhorar o futebol brasileiro, de receber de investimento. Futebol brasileiro é uma fábrica de jogadores. Com boa gestão, tem muito potencial para crescer. Acho que é o primeiro de muitos que vão acontecer. Se estivéssemos na bolsa, estaríamos lá em cima, no gráfico, fazendo a gente rir. Coisa linda.

Mensagem ao torcedor do Cruzeiro

– Quero passar mensagem de tranquilidade, de otimismo da torcida cruzeirense. Feliz pela oportunidade, de encarar otimismo tão grande. Espero estar à altura. Tenho certeza que adquiri experiência no futebol. Espero que a gente possa fazer um grande trabalho.