Estado de SP tem 2,5 milhões de imóveis sem energia neste sábado; previsão da Enel de restabelecimento total é terça-feira

O estado de São Paulo enfrenta uma situação crítica neste sábado (4) com mais de 2,5 milhões de imóveis sem energia elétrica devido aos temporais que atingiram várias cidades na sexta-feira (3). O governo paulista está pressionando as concessionárias para acelerar a retomada dos serviços, priorizando hospitais e serviços de emergência. No entanto, a previsão da Enel, responsável pelo fornecimento de energia na região metropolitana, é de que o serviço seja totalmente restabelecido somente na terça-feira (7). O Enem, que acontecerá no domingo (5), também está em risco devido à falta de energia em algumas das 308 escolas de aplicação.

Árvores e fiações caídas após forte tempestade que deixou moradores de diversas regiões da cidade de São Paulo sem luz, neste sábado (04). — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Governo Paulista Agindo Rápido

O governo de São Paulo está empenhado em pressionar as concessionárias de energia a agilizarem a retomada dos serviços. A situação é especialmente crítica em áreas com hospitais e serviços de urgência e emergência. A preocupação se estende às escolas que receberão os estudantes para o Enem, pois parte deles pode ter a data do exame alterada caso a energia não seja restabelecida a tempo.

Dificuldades na Restauração do Serviço

A concessionária Enel, que atende a maior parte da região metropolitana, enfrenta grandes desafios para restabelecer a energia. Na cidade de São Paulo, 1,4 milhão de clientes ficaram sem luz, mas apenas 400 mil imóveis tiveram a energia restaurada até o momento. A empresa está priorizando hospitais eletrodependentes, bem como a realização do Enem, mas a complexidade dos reparos e a necessidade de reconstrução de trechos da rede estão atrasando o processo.

Continua após a publicidade..

CPFL e EDP também Afetadas

A concessionária CPFL, que atende 27 municípios do interior e litoral do estado, tem cerca de 400 mil pessoas sem energia, enquanto a distribuidora EDP, atuando em 28 municípios, já restabeleceu completamente o serviço. No entanto, a situação é grave em algumas áreas, e o governo paulista acredita que a energia só será totalmente retomada em alguns dias devido aos estragos causados pelo temporal.

Muitos Sofrem com a Falta de Energia

Vários moradores da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana enfrentam quase 24 horas sem energia elétrica devido às chuvas fortes e à queda de árvores sobre a fiação elétrica. Muitos relatam dificuldades em cuidar de familiares doentes, crianças e idosos. A falta de água em algumas cidades também é um problema decorrente da falta de energia.

Concessionária Enel Reforça Compromisso

A concessionária Enel está trabalhando incansavelmente para normalizar o fornecimento de energia para todos os clientes afetados. A empresa informa que está reforçando suas equipes e canais de atendimento, mas a complexidade dos reparos está causando atrasos em alguns casos. A Enel orienta os clientes a usar os canais digitais da empresa para obter informações e assistência.

Chuvas Causam Estragos e Mortes

As chuvas intensas que atingiram boa parte do estado de São Paulo na sexta-feira resultaram em pelo menos seis mortes, principalmente devido à queda de árvores, muros e paredes. Além disso, árvores caídas sobre a fiação elétrica e postes causaram a falta de energia em vários bairros da capital paulista e da Região Metropolitana, resultando em uma situação de emergência que afeta milhões de pessoas.

Em virtude das graves condições climáticas e da complexidade dos reparos, a restauração completa do serviço de energia elétrica pode levar vários dias em algumas áreas, enquanto o governo paulista e as concessionárias trabalham arduamente para resolver essa situação crítica.