‘Estou muito esperançoso que a eleição se defina amanhã’, diz Lula

Petista encerrou o primeiro turno de sua sexta campanha presidencial neste sábado em uma caminhada em São Paulo ao lado de Fernando Haddad

Lula e Haddad fazem último ato da campanha antes do primeiro turno FOTO: Miguel Schincariol/AFP
Continua após a publicidade..

Candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado estar “esperançoso” para ter vitória no primeiro turno das eleições 2022. Pesquisa do Datafolha divulgada nesta noite mostra o ex-presidente com 50% dos votos válidos. No levantamento do Ipec deste sábado, ele teve 51%. Lula precisa de ao menos 50% dos votos válidos mais um para vencer.

— Estou muito esperançoso que as eleições se definam amanhã. Se não se definir amanhã, vamos fazer que nem um time quando vai para a prorrogação, descansar 15 minutos, para marcar na prorrogação o gol que nós não marcamos no tempo normal — disse Lula, em coletiva à imprensa nesta tarde.

Caso haja um segundo turno com sua participação, Lula disse que tentará aliança com “quem for necessário” e conversará “com quem quer que seja”. Ele fez uma analogia de sua campanha à arca de Noé para mostrar sua abertura a apoios.

Continua após a publicidade..

— Nós estaremos dispostos a conversar com quem for necessário conversar, porque nessas horas que o que está em jogo é o interesse de melhorar a vida do povo brasileiro, a gente não tem que ficar com melindre de conversar com quem quer que seja. O nosso barco é que nem a arca de Noé, basta querer viver para entrar lá dentro.

Ele também declarou não ter receio de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) questione o resultado da eleição. Bolsonaro ataca, sem nenhuma prova, as urnas eletrônicas e o processo de votação; e tem condicionado a passagem da faixa presidencial a “eleições limpas”.

— Eu não temo nada. Eu só temo o povo não me eleger. Se o povo me eleger, haverá posse e haverá tudo mais o que foi prometido.overlay-clever

Lula fez um apelo para que as pessoas não deixem de votar no domingo. A abstenção é um dos principais fatores contra uma possível vitória do petista no primeiro turno.

O ex-presidente disse que se ganhar no primeiro turno vai viajar pelo mundo para se apresentar ao chefes de estado de outros países. Mas disse que irá no domingo comemorar na avenida Paulista, em São Paulo, independentemente do resultado.

— Amanhã estarei festejando se ganhar no primeiro turno ou se for para o segundo turno. Nós vamos para Paulista fazer festa. E vamos trabalhar porque ressurgir das cinzas como nós ressurgimos é motivo de muita alegria, de muita vitória.

O ex-presidente fez vasto elogio à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sinalizando que ela deve ter posição de destaque em um eventual novo governo do partido.

Lula ainda traçou críticas a Bolsonaro, principal adversário do petista na busca pelo Palácio do Planalto. O presidente teve 36% dos votos válidos no último levantamento do Datafolha.

— Por mais que a gente tenha cometido pecado, a gente não merecia ter sido condenado ganhando esse Bolsonaro como presidente da República (em 2018) — declarou o ex-presidente.

Ele também citou seu ex-ministro e agora oponente na corrida presidencial Ciro Gomes (PDT) durante sua fala. Lula disse que já participou de eleições “hora com o PDT, hora sem o PDT” e afirmou ter uma ampla aliança de legenda, “só não juntamos uma que ficou com o Ciro”.

— (Se houver segundo turno) você vai procurar as forças políticas que foram derrotadas para conversar. Se você não conversar com quem não quer conversar, você vai conversar com o partido — disse em outro momento, sem citar Ciro ou o PDT.

O candidato do PT encerrou o primeiro turno de sua sexta campanha presidencial neste sábado em uma caminhada na região central de São Paulo ao lado do ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT), que concorre ao governo paulista.

Fonte: O GLOBO