‘Choquei’ Se Pronuncia e Afirma Não Ser Responsável por Fake News que Levou Jovem à Morte

Continua após a publicidade..

A tragédia envolvendo o perfil Choquei e a morte de Jessica Vitória Canedo levanta questões sobre a responsabilidade nas redes sociais. O comunicado oficial tenta eximir o perfil de culpa, alegando liberdade de expressão. A falsa notícia sobre o suposto envolvimento da jovem com Whindersson Nunes desencadeou uma série de eventos trágicos, levando a sociedade a refletir sobre a necessidade de responsabilidade e ética nas plataformas digitais.

Choquei diz que não é responsável por fakenews que levou jovem a morte Foto: Instagram e Twitter/X

O perfil Choquei, criado por Raphael Sousa, está no epicentro de uma controvérsia devastadora, após a morte de Jessica Vitória Canedo, de 22 anos. A página de fofoca é acusada de propagar uma fake news que teria contribuído para o desfecho fatal. No comunicado oficial, assinado pela advogada e ex-BBB Dra. Adélia de Jesus Soares, busca-se esquivar da responsabilidade, invocando a liberdade de expressão e o direito à informação.

Continua após a publicidade..

No texto, assinado por Dra. Adélia de Jesus Soares, a página de fofoca se exime de culpa pela tragédia e apela para a liberdade de expressão e o direito à informação. O perfil Choquei divulgou um comunicado oficial após a repercussão da morte de Jessica Vitória Canedo, apontada em uma fake news por eles como novo affair do humorista Whindersson Nunes, de 28 anos.

Na última semana, Inês Oliveira, mãe da jovem, havia publicado um vídeo pedindo que parassem com os ataques à filha, já que ela estava passando por vários problemas e sofria de depressão. A estudante se matou após o perfil da página de fofoca divulgar que ela estava se relacionando com Whindersson Nunes. A “notícia” do Choquei, no entanto, era fake, segundo Jessica e Whindersson, em resposta ao perfil.

O Choquei apagou as postagens sobre a jovem após a veiculação da tragédia e usuários das redes sociais se revoltaram com o perfil, exigindo que a página de fofocas seja responsabilizada pela morte de Jessica, que, antes do suicídio, estava sofrendo ataques por conta da notícia falsa.

Leia, abaixo, o comunicado na íntegra, assinado pela advogada e ex-BBB Dra. Adélia de Jesus Soares:

[pt_view id="6494a7ewce" categories="370"]

“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade. O perfil Choquei por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas. Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação. O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial ao art. 5º, inciso IX. Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.”

 

Share

Clayton Lima

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

You may also like...