Cineasta Breno Silveira morre de infarto ao 58 anos, diretor filmava “Dona Vitória” em Limoeiro, Pernambuco

Morreu na manhã deste sábado, em Limoeiro, Pernambuco, o cineasta Breno Silveira, aos 58 anos. Ele sofreu um infarto fulminante durante o primeiro dia de filmagens do longa “Dona Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro. O diretor começou a passar mal no set, com taquicardia, chegou a ser socorrido, sendo levado para um hospital da localidade, mas não resistiu. A equipe do filme está na região para rodar as cenas da infância da personagem-título. A informação foi confirmada por uma pessoa da equipe de filmagem.

Breno Silveira com Fernanda Montenegro no ensaio do filme
Breno Silveira com Fernanda Montenegro no ensaio do filme “Dona Vitória” Foto: reprodução/ instagram

Breno Silveira foi diretor do sucesso de bilheteria “2 filhos de Francisco”, baseado na história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, do drama “Era uma vez” e de “Gonzaga: de Pai pra Filho”. Ele também trabalhou como diretor de fotografia do filme “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati.

Breno Silveira nos bastidores de 'Dois filhos de Francisco'
Breno Silveira nos bastidores de ‘Dois filhos de Francisco’ Foto: Divulgação

Breno teve ainda uma carreira como diretor de videocliples. O premiado “Segue o seco”, de Marisa Monte, é um deles.

Continua após a publicidade..

Breno Silveira no set de Era Uma Vez
Breno Silveira no set de Era Uma Vez Foto: Vantoen Pereira Jr

O filme “Dona Vitória”, que o cineasta estava começando a rodar, é basedo na história da mulher que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu prédio, no bairro Copacabana, do Rio de Janeiro. Sua história foi contada através de uma série de reportagens do EXTRA, de autoria do jornalista Fábio Gusmão, ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo, que depois também virou livro.

Breno Silveira com Marjorie Estiano no lançamento do filme
Breno Silveira com Marjorie Estiano no lançamento do filme “Entre irmãs”, em 2017 Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo

Na tarde deste sábado, a produtora Conspiração Filmes postou uma nota de pesar:

“Vamos chorar pelo nosso amigo e diretor genial, que nos deixa filmes, séries e documentários incríveis. Nos seus projetos, Breno Silveira sempre imprimiu sua busca incansável pela excelência e soube como poucos usar a força do seu olhar para retratar o Brasil. Com toda a sua emoção característica, ele levou suas histórias cheias de humanidade e brasilidade para grandes públicos de todo o país e do mundo. Nossos abraços e sentimentos a esposa de Breno, Paula Fiuza, suas filhas, Olívia e Valentina, e as centenas de amigos e admiradores em todo audiovisual.

Esta é uma perda insuperável. Perdemos um amigo e uma referência, um dos nossos maiores cineastas e um símbolo da cultura e da arte brasileira”.

Breno Silveira com a mulher, Paula Fiuza
Breno Silveira com a mulher, Paula Fiuza Foto: Marcos Ramos