No plano inicial da adaptação de Pantanal, o autor Bruno Luperi escreveu a primeira fase do folhetim do avô, Benedito Ruy Barbosa, com 19 capítulos. De olho em mais agilidade, a Globo não pensou duas vezes e preparou a estreia da segunda fase com alguns dias de antecedência.
Antes previsto para o dia 18 de abril, a emissora cravou a estreia da segunda fase do folhetim para o próximo dia 12, uma semana antes do combinado, segundo informações do Notícias da TV.
Um pouco antes da estreia do primeiro capítulo, no dia 28 de março, o plano de exibição de Pantanal foi pauta de uma reunião na empresa de comunicação, que avaliou a possibilidade de uma nova edição de olho numa primeira fase mais longa.
Contudo, Rogério Gomes pensou em mais agilidade em algumas cenas, o que provocou a reedição. Foi o último trabalho do diretor antes da sua saída. Papinha anunciou sua saída da Globo após 42 anos de serviços prestados.
Por meio do seu departamento de Comunicação, a Globo informou que “semanalmente, ao liberar os resumos dos capítulos, avisa que eles estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas”.
Pantanal bate recorde de audiência
Em menos de um mês, a nova novela das nove conquistou índices de audiência positivos para a Globo. O primeiro recorde foi 28,3 pontos, alcançado na primeira semana. Depois, Pantanal subiu para 28,7 pontos de média na segunda semana.
Nesta sexta-feira (8), a novela bateu o terceiro recorde em menos de 10 capítulos: 29,4 pontos de média, segundo dados consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo, e se aproximou dos 30 pontos, patamar desejado pela direção da emissora, mas não colocado como uma meta.
O capítulo foi dominado pela fuga de Madeleine (Bruna Linzmeyer) com Jove e a busca de José Leôncio (Renato Goes). Ao mesmo tempo, Gil (Enrique Diaz) foi morto e Maria Marruá (Juliana Paes) se transformou em onça pena segunda vez.
O post Globo reedita capítulos e agiliza estreia da 2ª fase de Pantanal apareceu primeiro em RD1.