Os repórteres do “Globo Repórter” encaram uma jornada do Amapá até Santa Catarina para mostrar os manguezais brasileiros entre os rios, o mar e terra firme
Paisagens deslumbrantes, meio ambiente, sustentabilidade e muita fauna e flora fazem parte do ecossistema de quase todo o litoral brasileiro. Nesta sexta-feira, dia 20, o ‘Globo Repórter’ embarca em um desafio diferente: desbravar os manguezais brasileiros entre o mar, os rios e a terra firme. Do Amapá até Santa Catarina, os repórteres Bette Lucchese, Fabiano Villela, Beatriz Castro e Janaina Lepri pisam em lama e encaram trilhas tortuosas para entender de que maneira todo esse ambiente pode interferir no avanço das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.
Reserva biológica as margens da Baia de Guanabara
No Rio de Janeiro, Bette Lucchese vai até uma reserva biológica que, apesar de toda a poluição e o esgoto sem tratamento, resiste no meio da cidade. A equipe acompanha pesquisadores em busca do misterioso peixe das nuvens e de espécies importantes para o controle da população de mosquitos que transmitem doenças como a dengue. “Pisar e afundar na lama, sentir a energia dessas florestas foram marcantes. Me emocionou muito entrevistar pesquisadores, como o biólogo Mario Moscatelli, que dão tudo de si para impedir a destruição de algo tão precioso. Acho que muita gente vai se surpreender com os manguezais do Brasil. Vamos ajudar a desmistificá-lo, mostrando a força e a beleza desse ecossistema”, revela a repórter, que também conhece uma floresta às margens da Baia de Guanabara que está sendo replantada e cuidada há oito anos.
Botos e aves no estuário de Cananéia no litoral de São Paulo
No litoral sul de São Paulo, a repórter Janaina Lepri enfrenta o tempo das marés para ver de perto os botos e as aves que voam por lá, como o guará-vermelho. “O mais marcante foi descobrir a quantidade de vida que existe nos manguezais. Esse bioma fronteiriço entre terra e mar, quando preservado, equilibra toda a fauna da floresta alagada. Foi incrível ver os botos a todo momento pescando no estuário de Cananéia e a variedade de espécies de pássaros. Em especial, o guará-vermelho, uma joia do manguezal”, diz Janaina.
Berçário do peixe-boi e outras espécies em Recife
Também no ‘Globo Repórter’ desta semana, Beatriz Castro explora Recife, cidade que cresceu sobre manguezais, e, em Alagoas, repórter e equipe são guiadas pelo peixe-boi, que mostra que é ali o berçário de grandes e pequenos animais. Já Fabiano Villela vai para a Amazônia para percorrer um importante trecho da maior faixa contínua de manguezal do mundo.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 20, logo após a novela ‘Império’. A GloboNews exibe o programa da semana aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 17h.
Fonte: Globo