Personagem marcante de Pantanal, o Velho do Rio esconde muitos mistérios na trama. Responsável por dar vida ao papel, Osmar Prado abriu o jogo e entregou alguns detalhes sobre os bastidores das gravações.
Em entrevista ao Gshow, o ator disse que ajudou na caracterização quando recebeu o convite para o folhetim das nove:
“Quando o Papinha (Rogério Gomes, diretor artístico) me ligou, eu não acreditei que estava sendo convidado para fazer o Velho. E coincidentemente, com a pandemia, eu não cortei o cabelo, nem o que tenho de barba. Quando ele me convidou, estava a meio caminho andado de uma caracterização natural”.
Além disso, o ator usa uma capa de 5kg que foi produzida pela equipe de figurinistas da trama. Quanto ao personagem em si, Osmar celebrou.
“Esse é um personagem especial. É um poeta, um filósofo, um homem que só na transcendência poderia ser o que é, falar o que tem que falar. Ele representa a libertação do mundo, da terra”, contou.
“Como diz ‘somos filhos de uma mãe gentil e generosa a quem tentamos há muito tempo escravizar’. O Velho do Rio representa a defesa da terra, da fauna, da água. E a defesa também da alegria das pessoas, num mundo mais justo, mais cooperativo, mais solidário, com empatia”, disse ainda.
Osmar Prado fala dos desafios do personagem e seu ex-intérprete
O ator completou sobre os desafios do seu papel na trama: “Tenho 63 anos de carreira e 74 de idade. Ser chamado para fazer o Velho do Rio é uma convocação. Como se eu fosse para um movimento revolucionário, com a mesma integridade, força e dedicação. Nada mais atual do que a fala e as coisas que o Velho do Rio defende“.
Osmar também deixou claro que seu Velho vai ser bem diferente do que Cláudio Marzo viveu na primeira versão do folhetim:
“Já passei por experiência semelhante de criar personagem já feito por outro ator. (…) Não tinha muito informação sobre como o Claudio Marzo fez. O meu Velho do Rio será o meu Velho do Rio, diferente do Velho do Rio do Claudio. Como no terceiro remake de Pantanal, que virá lá na frente, será também diferente, não mais feito por mim”.
O post Pantanal: Osmar Prado usa capa de 5 kg e conta detalhe de caracterização do Velho do Rio apareceu primeiro em RD1.