‘Tela Quente’ exibe filme ‘Terremoto’ que atingiu 5,4 na escala richter na Noruega; epicentro foi no centro da capital Oslo

Filme da Tela Quente desta segunda-feira (25/07), ‘Terremoto’ remonta tragédia real que aconteceu em 1904 na Noruega. A Tela Quente exibe hoje logo apos Pantanal o filme ‘Terremoto” que sacudiu a Noruega em 1904

A globo exibe hoje (25/07) na Tela Quente o filme “Terremoto”. Tragédia que quase partiu a Noruega ao meio aconteceu em 1904 e teve magnitude de 5,4 na escala richter. Placa tectônica atravesa o centro de Oslo capital da Noruega.

Sinopse do filme Terremoto da Tela Quente

Em 1904, um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter sacudiu Oslo e arredores. O terremoto teve seu epicentro na região Oslo-Graben, atravessando a capital norueguesa. Os geólogos não podem ter certeza, mas estudos indicam que pode-se esperar para o futuro grandes terremotos nesta área. Quando eles, eventualmente, acontecerão, ninguém pode dizer com certeza. No entanto, sabe-se que a densidade populacional e a infra-estrutura em Oslo é significativamente mais vulnerável hoje do que em 1904. O que esperar se acontecer um terremoto significativamente maior?

Trailer do filme Terremoto que vai ao ar hoje (25/07) na Tela Quente

 

Continua após a publicidade..

‘Terremoto’ filme da ‘Tela Quente’ acende alerta e chama atenção para outro casos de grandes terremotos que atingiram o mundo neste século

Os terremotos são difíceis de prever. Quando acontecem, em questão de segundos deixam um rastro de destruição, derivando prejuízos financeiros e vítimas humanas.

Anualmente ocorrem cerca de 300 mil tremores em todo planeta e muitos deles não são percebidos. Esse fenômeno ocorre em diferentes intensidades e intervalos de tempo. A seguir, confira uma lista dos maiores terremotos registrados ao longo da história em distintos lugares do planeta:

• No ano de 1755, no dia 1º de novembro, ocorreu na capital de Portugal, Lisboa, às 09h20min da manhã um grande terremoto que vitimou fatalmente pelo menos 100 mil pessoas. Segundo documentos da época, esse tremor registrou algo próximo de 9 graus na escala Richter.

• No dia 19 de setembro de 1985, o México presenciou a fúria de um abalo que provocou a destruição do Distrito Federal e a morte de milhares de pessoas.

• No dia 14 de fevereiro de 1556, na cidade chinesa Shaanxi, ocorreu um grande tremor. Apesar da imprecisão dos dados, esse ocupa o segundo lugar quanto ao número de mortes provocadas por fenômenos naturais, pois 800 mil pessoas perderam suas vidas.

• Ainda na China, no dia 28 de julho de 1976, na cidade Tangshan, às 03h42min, um tremor de 8,2 graus na escala Richter com duração de 14 segundos, deixou a cidade em total destruição e aproximadamente 242 mil pessoas mortas.

• No Japão, no dia 17 de janeiro de 1995, a cidade de Hanshin sofreu um abalo que durou somente 20 segundos, mas que resultou em prejuízos de 100 bilhões de dólares e saldo de 6,5 mil mortos.

• No Chile, em uma cidade chamada de Valdivia, no dia 22 de maio de 1960, ocorreu um tremor que ficou conhecido como o Grande Terremoto, uma vez que foi o abalo de maior intensidade já registrado na história com 9,5 graus na escala Richter (em uma escala que varia de 0 a 9), esse fenômeno gerou um grande tsunami que atingiu o litoral da América do Sul, Ilhas do Havaí a 10 quilômetros de distâncias.

• Em 1811, em 16 de dezembro na cidade Nova Madri, Estados Unidos, ocorreu o maior terremoto da história do país, com 8 graus na escala Richter.

• Em Los Angeles (Estados Unidos), no ano de 1994, no dia 17 janeiro, a cidade presenciou a fúria de um tremor que aconteceu às 04h30min com 6,7 graus na escala Richter.

A Tela Quente vai ao ar hoje (25/070, ás 22h30, logo após a novela Pantanal.