Fantástico fala sobre expulsão de Guimê e Cara de Sapato do BBB 23 por assédio

Programa da Rede Globo repercute a expulsão dos dois participantes após assediarem a influencer mexicana Dania Mendez durante intercâmbio na casa.

Continua após a publicidade..

Na última quinta-feira (15), o BBB 23 protagonizou um episódio triste e lamentável de assédio, que resultou na expulsão de dois participantes, o cantor de rap Guimê e o lutador de MMA Antonio Cara de Sapato. A vítima foi a influencer mexicana Dania Mendez, que participava do programa La Casa de Los Famosos, do México, e estava em intercâmbio na casa brasileira.

Guimê e Cara de Sapato foram expulsos após a produção do programa entender que os dois haviam assediado Dania. Em nota oficial, a produção do BBB 23 afirmou que “a Globo repudia todo e qualquer tipo de violência e comportamento inadequado, e zela para que o programa siga os padrões éticos de convivência”. Os dois participantes se pronunciaram e pediram desculpas a Dania Mendez e às mulheres em geral.

No entanto, no domingo (19), o Fantástico, programa jornalístico da Rede Globo, repercutiu o caso e levantou a questão do assédio contra a mulher. Mesmo com a recusa de Guimê e Cara de Sapato de conceder entrevista, o programa abordou a dificuldade muitas vezes dos homens em entender que não é não.

Continua após a publicidade..

Além disso, o Fantástico também destacou as questões de assédio que as mulheres enfrentam nos locais de trabalho, de lazer e até na rua. O programa ressaltou a importância do diálogo e da conscientização para que o assédio não seja naturalizado e, principalmente, para que as vítimas tenham coragem de denunciar.

O caso de Guimê e Cara de Sapato não é um fato isolado no mundo do entretenimento e da mídia. Recentemente, outros casos de assédio vieram à tona, como o do ator Marcius Melhem e do cantor Nego do Borel. A exposição desses casos é fundamental para que a sociedade discuta o tema e lute por um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres.

Porém, ainda há muito a ser feito. Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada em 2021, uma em cada quatro brasileiras já foi vítima de assédio sexual. O número é alarmante e mostra que o problema não pode ser ignorado. É preciso educar a população para que o assédio seja erradicado e as mulheres possam viver com dignidade e segurança.

Em resumo, o Fantástico trouxe à tona um assunto relevante e urgente. A expulsão de Guimê e Cara de Sapato do BBB 23 foi um alerta para que todos reflitam sobre o tema do assédio e lutem para que a violência contra a mulher seja combatida em todas as esferas da sociedade.