Copiloto do Voo que Caiu em Vinhedo Falou de Excesso de Gelo Antes de Queda, Aponta CENIPA

Relatório Preliminar Revela Detalhes Cruciais Sobre o Acidente

Reprodução/Redes Sociais

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou um relatório preliminar sobre a queda do ATR-72 da Voepass em Vinhedo, São Paulo, revelando que o copiloto do voo mencionou o excesso de gelo momentos antes do acidente. O documento oferece uma visão detalhada da linha do tempo do voo, desde a decolagem até a queda da aeronave.

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Alerta de Gelo e Ações dos Pilotos

O relatório indica que o alerta de gelo permaneceu ativado na cabine dos pilotos por 6 minutos e 22 segundos. Às 13h19, o botão de degelo foi desligado, mas às 13h20, o copiloto fez o comentário “bastante gelo” registrado na caixa preta da aeronave. Nesse momento, o botão de degelo foi novamente acionado e permaneceu ativado até o momento do acidente.

Situação no Controle de Aproximação e Condições do Voo

O controle de aproximação havia autorizado o pouso da aeronave às 13h20. Contudo, na hora da queda, a aeronave estava inclinada a 32º e, durante uma curva, o alarme de aumento de velocidade e vibração foi ativado, indicando um estol. A aeronave reverteu a curva, inclinando-se a 52º para a esquerda, antes de mudar novamente para a direita, inclinando-se a 94º.

Manobra e Queda Final

Durante o evento, a aeronave começou a subir o nariz e entrou em um parafuso com curvas anti-horárias, completando cinco voltas antes da colisão com o solo. A inclinação e as manobras bruscas demonstram a gravidade da situação e levantam questões sobre a capacidade dos pilotos de recuperar o controle da aeronave sob as condições adversas.

O relatório do CENIPA continua sendo analisado para fornecer uma compreensão mais completa dos fatores que contribuíram para o acidente. A investigação busca identificar as causas precisas e medidas para evitar incidentes semelhantes no futuro.