Criminosos rendem vigilantes e roubam R$ 1 milhão em Matão, SP

Assalto em obra de condomínio em Vila Flórida causa prejuízo milionário

Carros roubados foram encontrados em chamas em Matão — Foto: Maury Jr./ Matão Urgente

Criminosos realizaram um assalto em um condomínio em construção na Vila Flórida, em Matão (SP), na noite de segunda-feira (28), por volta das 21h. Segundo a Polícia Militar, ao menos 20 homens renderam quatro vigilantes no local e fugiram com cerca de R$ 1 milhão em materiais. As vítimas relataram que os assaltantes estavam fortemente armados e agiram de forma rápida e organizada.

Os criminosos roubaram dos vigias celulares, lanternas, rádios comunicadores e dois veículos, que pertenciam aos funcionários. Da obra foram levados um caminhão e uma grande quantidade de fiação de cobre. A Polícia Civil de Matão investiga o caso, mas até o momento, ninguém foi preso.

Continua após a publicidade..
  • Itens roubados:
    • Celulares e lanternas dos vigilantes
    • Rádios comunicadores
    • Veículos (Fiat Uno e Ford/Escort)
    • Caminhão da obra
    • Fiação de cobre armazenada em containers

Veículos Incendiados e Rastro do Crime

As vítimas foram libertadas por volta das 3h da madrugada de terça-feira (29) e, ao chamarem a polícia, indicaram a possível rota de fuga dos criminosos. Os carros dos vigilantes foram encontrados incendiados em uma estrada de terra, na continuidade da Rua Vicente Russo, em Matão. O restante dos itens roubados ainda não foi localizado pelas autoridades.

De acordo com o boletim de ocorrência, os vigilantes estavam realizando suas rondas separadamente quando foram rendidos e obrigados a manter as cabeças abaixadas. Foram levados para uma área afastada da obra, onde permaneceram sob vigilância de dois assaltantes enquanto o restante do grupo removia os materiais da construção.

  • Detalhes do incidente:
    • Vigilantes foram rendidos durante ronda noturna
    • Criminosos exigiram que mantivessem as cabeças abaixadas
    • Parte dos ladrões foi buscar os itens da obra enquanto os vigias eram mantidos sob vigilância

Monitoramento e Investigação

A Polícia Civil iniciou a investigação do assalto com o suporte de câmeras de monitoramento da região. Por volta de 1h20 da madrugada, imagens de vigilância mostraram os veículos roubados passando pela Avenida Pedro Trolli, uma das principais vias da cidade. Logo após, os veículos foram encontrados em chamas, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio. A Polícia Científica também esteve no local para perícia.

Na manhã de terça-feira, o caminhão levado pelos criminosos foi localizado na cidade vizinha de Motuca (SP), mas a fiação de cobre e outros itens ainda não foram recuperados.

Reforço na Segurança e Queda nos Roubos

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que forças de segurança estão atuando para combater crimes na cidade de Matão e em todo o estado de São Paulo. Em 2024, a região de Matão registrou uma redução de 56,3% nos roubos e de 30,2% nos furtos, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Polícia Militar realiza policiamento preventivo com rondas intensificadas em áreas identificadas como pontos críticos, ou “hot spots”. Além disso, a Polícia Civil também reforçou as ações investigativas, com o objetivo de identificar receptadores de produtos roubados, combatendo, assim, o ciclo de crimes patrimoniais que alimenta o mercado ilícito.

Deixe uma resposta