Alerta de “inundação severa” permanece em vigor até o final do dia
Nesta manhã de domingo, dia 5 de maio, trazemos uma atualização sobre o nível do Guaíba. Após alcançar o seu valor mais alto na história, o nível do rio registrou uma redução significativa, agora marcando 5 metros e 28 centímetros. Apesar de ainda estar em um patamar elevado, a diminuição das chuvas sugere uma tendência de queda gradual das águas.
A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Comandos de Porto Alegre (Ceic), que obteve os dados por volta das 9 horas através da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA).
Anteriormente, durante a madrugada, o Guaíba havia atingido um recorde histórico, registrando 5 metros e 32 centímetros. Esse valor superou a marca histórica da enchente de 1941, quando o nível alcançou 4 metros e 77 centímetros, ocorrida na noite de sexta-feira, dia 3 de maio.
A Defesa Civil emitiu um alerta de “inundação severa” para as próximas 24 horas, com validade até as 18h55min deste domingo. O comunicado abrange áreas de risco em municípios como Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Gravataí, Canoas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara.
O órgão divulgou um mapa indicando visualmente as áreas de risco e orientando a evacuação imediata dos moradores. O coronel Luciano Boeira, chefe da Casa Militar do RS, enfatizou a importância de a população ficar atenta à elevação do Guaíba, ressaltando que a divulgação do mapa tem o objetivo de prevenir possíveis danos, não causar pânico.
A redução gradual do nível do Guaíba traz um alívio para as autoridades e moradores das áreas afetadas, porém a atenção e precaução permanecem essenciais diante do alerta de inundação severa.