Festival Sabores do Cerrado reúne restaurantes que celebram a riqueza gastronômica regional

O evento acontece neste fim de semana no estacionamento do Uberlândia Shopping em uma estrutura totalmente coberta

O Festival Sabores do Cerrado traz uma seleção de restaurantes com uma rica diversidade de pratos inspirados nos sabores e ingredientes nativos da região. O evento, que ocorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, vai transformar Uberlândia em um verdadeiro polo gastronômico, com foco na valorização da biodiversidade do Cerrado mineiro.

Entre os restaurantes participantes, destacam-se nomes como Trem Bão PãodeQueijaria, famosa por reinventar o tradicional pão de queijo; Libertas Restaurantes, que combina pratos regionais com toques contemporâneos; e Didia Forneria, trazendo pizzas artesanais com ingredientes locais. Já o Comida de Garagem e o No Jardim Café prometem uma fusão de criatividade e autenticidade em pratos que homenageiam ingredientes símbolos do bioma Cerrado.

Continua após a publicidade..

O festival também abre espaço para a diversidade de dietas com opções como o Junkie Vegano, que oferecerá pratos que reforçam o compromisso com a sustentabilidade. Larissa Rodrigues Gastronomia, O Entreposto e Point do Mercado apresentam criações que exaltam os sabores rústicos e autênticos da culinária mineira, enquanto Mundo Café e By Vanessa Cover trazem o melhor da gastronomia afetiva com ingredientes locais.

Além disso, o público poderá se deliciar com os crepes do Crepefy, os churros artesanais do Motors Churros e os picolés refrescantes do Oásis Picolés, que prometem agradar os paladares de todas as idades. Bebidas típicas e inovadoras serão servidas pelo Capilé Drinks, oferecendo uma experiência sensorial completa.

O Festival Sabores do Cerrado não é apenas uma vitrine de pratos deliciosos, mas também uma plataforma de conscientização sobre a importância da preservação das tradições gastronômicas e da biodiversidade do Cerrado. Ao utilizar ingredientes nativos, os chefs participantes ajudam a proteger espécies ameaçadas e a perpetuar os saberes culinários passados de geração em geração.

Com uma programação recheada de atividades culturais e educativas, o festival promove a riqueza cultural e o desenvolvimento sustentável da região, celebrando o Cerrado como fonte inesgotável de sabores e saberes.

Patrocínio e apoio

O projeto Cozinha do Cerrado (Festival Sabores do Cerrado) é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento recebe o apoio institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/Regional Uberlândia) e ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Regional Triângulo Mineiro), parceiras na realização de oficinas e palestras. Realização da HPL Produções e Eventos Ltda. e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente. O evento também conta com o apoio das empresas Cozix, Consigaz, Trebeschi, Coca-Cola, Eisenbahn e Canto de Minas.

A entrada é gratuita, no entanto a organização do festival incentiva os participantes a doar 1Kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício, ou água, água de coco e leite para o Grupo Luta Pela Vida, instituição responsável pela humanização do tratamento dos pacientes oncológicos do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Serviço:

Workshop com Marina Cavechia e André Vasquez

Serviço: Festival Sabores do Cerrado

Data: 19 de outubro de 2024

Horários: Sábado (19), às 17h e 20h30.

Local: Estacionamento do Uberlândia Shopping – Cozinha COZIX

Patrocínio: CEMIG e Governo de Minas Gerais

Apoio: EMATER e ABRASEL

Mais informações: www.festivalsaboresdocerrado.com