Mesmo com queda no número de ocorrências, brigas e furtos foram registrados nos circuitos da Barra-Ondina e Santo Antônio Além do Carmo durante as festas pré-carnaval em Salvador.
Durante o Furdunço, evento que aconteceu no domingo (12), uma briga foi registrada durante a apresentação da banda Baiana System. Uma foliã gravou o momento em que um homem ameaça bater em outro com um guarda-sol de um vendedor ambulante. Algumas pessoas tentam intervir e apaziguar a situação. Veja vídeo:
Foliões relatam brigas e furtos durante festas pré-carnaval em Salvador
???? Reprodução/Redes Sociais#ibahia #salvador #furdunço #carnaval pic.twitter.com/hdyTzwPruP
— iBahia (@iBahia) February 14, 2023
No mesmo dia, outra briga foi registrada no Santo Antônio Além do Carmo. No vídeo, é possível ver um homem de máscara sendo perseguido por outro na multidão. Os homens trocam chutes e socos até que a briga se torna generalizada. O homem de máscara cai no chão e é agredido pelos outros presentes.
Furtos
Além das brigas, furtos também foram registrados durante o evento. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), durante o Furdunço, foram registradas 63 ocorrências de roubo, número inferior aos 104 casos registrados no ano anterior. Apesar da redução, dois homens foram presos por assaltar trabalhadores durante a festa, além de outros casos de furtos de cartões, dinheiro e outros pertences.
Apesar dos incidentes, as festas pré-carnaval atraíram milhares de pessoas para a cidade. A expectativa é de que a festa oficial do carnaval de Salvador seja realizada em julho de 2022, depois de ter sido adiada devido à pandemia de COVID-19.