Frio atinge -22ºC e ultrapassa escala da meteorologia argentina

Continua após a publicidade..

Temperaturas extremamente baixas foram registradas na Argentina nesta segunda-feira, com o termômetro atingindo -22,5ºC, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). Esse valor excepcional foi observado em Perito Moreno, na província de Santa Cruz, na região da Patagônia.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina divulgou em suas redes sociais o mapa diário das temperaturas mínimas no país, destacando que o valor registrado em Perito Moreno ultrapassou a escala de valor mais baixo, que é de -18ºC. Além disso, outras localidades da Patagônia também experimentaram frio extremo, com temperaturas de -13ºC em Maquinchao (Rio Negro), -11,7ºC em Paso de Indios (Chubut), -10,5ºC em Calafate (Santa Cruz) e -10ºC em Gobernador Gregores (Santa Cruz).

Continua após a publicidade..

Essas marcas de frio intenso na Argentina podem ser atribuídas à presença de um grande ciclone extratropical no Atlântico Sul, distante do Sul do Brasil. Esse fenômeno, que não oferece riscos de ventos fortes por estar distante da costa, impulsiona massas de ar frio da região próxima à Antártida em direção ao norte, afetando a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Na madrugada desta segunda-feira, a Patagônia foi influenciada por um centro de alta pressão, com valor de 1.030 hPa, o que causou resfriamento noturno intenso devido à menor cobertura de nuvens e à subsidência atmosférica. Essas condições climáticas resultaram em temperaturas extremamente baixas na região.

Na terça-feira, espera-se que o centro de alta pressão se desloque para o Centro da Argentina, intensificando ainda mais o frio em Buenos Aires, no Uruguai e no Sul do Brasil. Com o ar ainda mais gelado atingindo o Rio Grande do Sul, é previsto que a temperatura caia abaixo de zero em várias cidades da fronteira com o Uruguai, do Sul e da Campanha.

Em algumas localidades da Serra do Sudeste, é possível que sejam registradas marcas tão baixas quanto -5ºC em áreas de baixadas. Já na Campanha e na fronteira, as mínimas deverão variar entre -3ºC e -1ºC em diversos municípios.

Esse episódio de frio extremo na Argentina e no Sul do Brasil é resultado da interação entre sistemas meteorológicos e características geográficas da região, como a presença do ciclone extratropical no Atlântico Sul e a influência da massa de ar frio proveniente da Antártida. Esses eventos são relativamente comuns durante o inverno, porém, a intensidade das temperaturas baixas observadas recentemente chamou a atenção da população e dos meteorologistas. É importante que as pessoas estejam preparadas para lidar com as condições climáticas adversas, tomando medidas de proteção adequadas para garantir sua segurança e bem-estar.

Fonte: METSUL