Futebol ganha internet com as redes sociais dos clubes e vira tema de jogos online

Fonte: Unsplash
Continua após a publicidade..

Não é segredo que o futebol continua sendo o esporte mais popular do Brasil, mesmo com o mundo digital ganhando tanto espaço na vida das pessoas. Na verdade, a modalidade conseguiu entrar neste universo com as redes sociais das equipes, e acumula milhões de seguidores. Além disso, o sucesso neste universo tem sido tão grande que o futebol tem virado tema de jogos online de diferentes categorias, inclusive no mundo dos eSports.

Isso é algo fácil de se notar com as competições oficiais de jogos eletrônicos, onde os títulos de futebol são cada vez mais populares. As franquias FIFA e eFootball, por exemplo, possuem competições oficiais e reúnem milhões de competidores e espectadores online. Recentemente, um torneio mundial disputado na Polônia quebrou recorde de público, e teve até o Brasil conquistando uma das taças. É apenas uma mostra de toda essa força.

Aliás, não é apenas no eSports que está acontecendo isso, mas também no mundo das apostas. Vários slots com a temática de futebol estão na lista de melhores jogos de slots disponíveis nos cassinos online, como mostra o site https://www.vegasslotsonline.com/pt/slots-gratis/. O Shoot Out, o Golazo e o Football Fever estão indicados como os mais populares entre os fãs de apostas. Ou seja, o esporte consegue superar as barreiras digitais, e vira tema dessas máquinas virtuais interativas dos cassinos digitais.

Continua após a publicidade..

É algo que pode parecer surpresa para alguns, mas é uma tendência crescente. A presença do futebol na internet tem crescido rapidamente, sobretudo nas redes sociais. Os clubes reúnem milhões de seguidores, assim como as páginas das federações oficiais. São torcedores e curiosos em busca de conteúdos exclusivos, como bastidores e entrevistas. Assim, o mundo digital e o futebol conseguiram realizar um casamento perfeito que fica cada vez mais popular.

As redes sociais no Brasil

A maior prova desse sucesso nas mídias sociais é o sucesso que alguns clubes conseguiram nos perfis. Segundo o Ibope Repucom, o Flamengo conta com quase 50 milhões de seguidores nas plataformas. São mais de 14 milhões apenas no Instagram, e 13 milhões no Facebook. Um sucesso que acompanha o rendimento em campo, como mostra reportagem em https://www.nitronewsbrasil.com.br/. É a força do futebol se consagrando também nas redes.

Logo após a equipe carioca está o Corinthians, com cerca de 30 milhões de fãs digitais. São mais de 11 milhões presentes no Facebook, número incrível que é difícil de encontrar por aí. Clubes populares no basquete e no vôlei, por exemplo, não conseguem reunir 20% desses seguidores. O futebol tem fãs fortes entre os brasileiros, e não vai ser a internet que vai interromper isso. Na verdade, ela está sendo usada para potencializar esse fanatismo.

No exterior, o futebol também faz o papel e cresce. Equipes como o Barcelona e o Real Madrid, ambos da Espanha, possuem milhões de seguidores. A diferença é que eles conseguem torcedores de vários cantos do Brasil, inclusive de fora da Europa. Isso é algo que as equipes brasileiras ainda não conseguiram fazer, mas que não pode ser descartado futuramente. Afinal, a paixão que existe aqui é fácil de exportar pela internet.

Canais sobre futebol

Além dos próprios clubes, o futebol também faz sucesso em canais dedicados ao esporte. No Brasil, por exemplo, o canal Desimpedidos tem mais de 9 milhões de inscritos no YouTube, e 2 bilhões de visualizações até o final de setembro de 2022. Não é preciso entender de mídia para reconhecer a força desses números. Algo que se repete em outros países. O canal britânico B/R Football conta com mais de 2 milhões de inscritos, e recentemente atingiu as 500 milhões de visualizações.

Esse é o potencial das redes sociais, e de toda a internet. O futebol não vai sair de moda tão cedo, pois o investimento na digitalização tem sido alto. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já admitiu que é essencial para a comunicação com os torcedores ter uma forte presença nas mídias digitais. No entanto, fazer isso é complicado, e requer profissionais excelentes para transformar um conteúdo simples em algo que vai bater recorde de views na internet.

O futebol não vai sair de moda tão cedo, e a tendência é que a temática continue abrindo espaço para diferentes caminhos. Isso significa maior presença no mundo dos eSports, no universo das apostas e também das redes sociais. É assim que projetamos esse esporte tão popular, sobretudo em ano de Copa do Mundo.