A Globo atendeu uma demanda do público e de uma parcela importante dos seus colaboradores e colocou em pauta a diversidade nas escalações, especialmente das novelas. Pantanal é um exemplo atual, e Mar do Sertão, a próxima das 18h, segue o mesmo caminho nos bastidores.
Existe de fato uma preocupação entre quem escala na emissora carioca, segundo informações da jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo. Atores negros, trans, de todas as idades e que não estão dentro dos padrões de beleza estão na mira das novas produções.
Com Mar do Sertão, a Globo quer apostar na diversidade e lançar atores fora do eixo Rio-São Paulo, que por anos tem sido o principal foco dos produtores responsáveis pela escalação das novelas, séries e minisséries.
Contudo, conforme uma tradição, os papéis principais devem permanecer com as mocinhas, mocinhos, vilãs e vilões conhecidos pelo grande público.
Mar do Sertão estreia no lugar de Além da Ilusão
Após muita polêmica nos bastidores, a Globo já sabe quando vai colocar no ar o primeiro capítulo de Mar do Sertão: na segunda quinzena de agosto, mais precisamente no dia 22.
A novela vai substituir Além da Ilusão, que no momento tem garantido bons índices de audiência e recuperado parte do público perdido por Nos Tempos do Imperador.
A trama tem como pano de fundo uma cidade fictícia, localizada entre a Bahia, Minas Gerais e Goiás. O elenco, inclusive, vai ser regional, dentro do desejo da Globo para que suas produções sejam as mais valorizadas identificadas com o público além do sudeste.
Em documento divulgado para o mercado, o canal da família Marinho quer Mar do Sertão como uma ferramenta para apresentar ao público dentro e fora do país “um Brasil profundo como o oceano, reluzente como o sol, terra de coronéis e jagunços, da cruz e da espada, mas também de amor e simpatia, bondade e sacrifício”.
O post Globo aposta em diversidade e escalação fora dos padrões para as novelas apareceu primeiro em RD1.