GP da Estíria: Verstappen segura Hamilton e vence de ponta a ponta

Holandês chegou a abrir 12s de vantagem sobre o rival da Mercedes para faturar quarta vitória no campeonato 2021 da Fórmula 1; Valtteri Bottas completa pódio, em terceiro

Max Verstappen saiu vencedor de mais uma batalha contra Lewis Hamilton neste domingo, ao vencer o GP da Estíria. Liderando da primeira até a última volta da prova no Circuito de Spielberg, “casa” da RBR, o holandês faturou sua quarta vitória no atual campeonato da Fórmula 1 sem grandes ameaças do heptacampeão da Mercedes, que chegou em segundo. Depois de três provas difíceis em Mônaco, Azerbaijão e França, Valtteri Bottas volta a subir ao pódio em 2021, ocupando a terceira colocação.

Max Verstappen, da RBR, no GP da Estíria — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR, perdeu tempo com um primeiro pit stop lento na metade da disputa e chegou em quarto lugar – perdendo, no fim, a volta mais rápida para Hamilton após um segundo pit stop do britânico. Lando Norris, que partiu da terceira colocação, ficou em quinto. A prova contou ainda com a batalha de recuperação da dupla da Ferrari: Carlos Sainz, que não avançou ao Q3 na classificação e largou apenas em 12º; completou a corrida em sexto; Charles Leclerc, que se envolveu em um incidente na primeira volta, caindo de sétimo para 17º, terminou em sexto.

Partindo de um inédito décimo lugar, George Russell, da Williams, chegou a ganhar duas posições durante a corrida mas abandonou com problemas no motor na 39ª volta. Lance Stroll, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda completam as dez primeiras colocações.

Continua após a publicidade..

A nona etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será o GP da Áustria no Circuito de Spielberg, no próximo domingo, 4.

Resultado da prova

Corrida — Foto: Corrida

A largada

As primeiras cinco posições se mantiveram inalteradas na primeira volta. Max Verstappen e Lewis Hamilton, primeiro e segundo colocados, defenderam suas colocações; Lando Norris quase perdeu o terceiro posto para Sergio Pérez, mas conseguiu repelir a ofensiva do mexicano. Daniel Ricciardo, saindo do 13º lugar, ganhou três posições e George Russell, partindo pela primeira vez em décimo, sobe para oitavo.

Na curva 2, Charles Leclerc acertou o pneu dianteiro de Pierre Gasly, danificando a própria asa dianteira e furando o pneu do francês – que, na curva seguinte, acertou Antonio Giovinazzi e Nicholas Latifi e quebrou a suspensão do carro. O monegasco caiu do sétimo para o 17º lugar.

Momentos-chave

1. Gasly foi o primeiro a abandonar a prova ainda no início, com uma quebra na suspensão como consequência do choque na primeira volta. Latifi também teve que voltar aos boxes para trocar um pneu furado e caiu para a última colocação, em 19º.

2. Primeira grande movimentação no pelotão da frente; Sergio Pérez ultrapassa Lando Norris e assume o terceiro lugar. Depois, foi a vez de Bottas deixar o britânico para trás pela quarta colocação.

3. Leclerc, que chegou a perder dez posições na primeira volta, começa a fazer uma prova de recuperação; no 14º giro, toma a 16ª colocação de Nikita Mazepin, da Haas, e nove voltas depois, já surge em 14º.

4. Hamilton quase sai de traseira na curva 4, mas consegue segurar o carro, apesar de ter passado com os pneus de trás pela brita. Pelo rádio, o britânico reclamou de vibrações nos pneus.

5. Na volta 27, as chances dos primeiros pontos da Williams em 2021 começam a se distanciar com um problema no sistema hidráulico no carro de Russell, que estendeu o primeiro pit stop do britânico por mais 18s3 segundos – derrubando-o para a 17ª colocação.

6. Novas movimentações nas colocações da frente; dessa vez, com as primeiras paradas. Pérez foi o primeiro, mas o pit stop lento, de 4s8, o fez voltar para a pista em quinto atrás de Norris após ganhar um novo conjunto de pneus macios. Depois, foi a vez de Bottas; o finlandês não conseguiu deixar os boxes antes do britânico da McLaren, que pulou para a terceira colocação, mas ainda retornou em tempo de impedir o avanço de Pérez.

7. Líder e vice-líder também param, a partir do 29º giro. Ambos trocaram os pneus médios pelos duros e mantiveram as posições ao voltar para a pista.

8. Após largar de uma inédita décima colocação, Russell abandona a corrida com problemas na unidade de potência e tranquiliza a equipe: “Não precisam se desculpar, estamos nessa juntos. Vamos tentar de novo na próxima semana – vamos conseguir esses pontos na próxima semana”.

9. Sergio Pérez para nos boxes novamente, dessa vez, adotando os pneus médios. Duas voltas depois, o mexicano toma o ponto de volta mais rápida de Lewis Hamilton e reduz a distância para Bottas, em terceiro.

10. Depois de entrar na zona de pontuação no 50º giro ao ultrapassar Sebastian Vettel, Leclerc segue reduzindo o prejuízo da primeira volta, deixando para trás Yuki Tsunoda, Fernando Alonso e Lance Stroll para figurar em sétimo, atrás do companheiro de equipe, Carlos Sainz, que também se recupera após um desempenho abaixo do esperado na classificação – largando de 12º.

11. Aproveitando a larga vantagem de 28s sobre Bottas, Hamilton para na penúltima volta e adota pneus macios em busca do ponto extra da volta mais rápida, que consegue nos segundos finais da prova.

Fonte: GE