O filme Gremlins exibido na sessão traz curiosidades importantes sobre a história do filme e seu diretor
Nesta quinta-feira (29), a Sessão da Tarde vai exibir Gremlins. Um marco na infância de crianças que nasceram entre os anos 80 e 90, o filme gira em torno de um “Mogwai”, criaturinha que Randall Peltzer deu ao filho Billy como presente de natal. Mas, este companheiro de estimação doce e peludo vem com um aviso: se seu dono imprudente quebrar as três diretrizes fundamentais de possuir uma criatura tão única, o inferno vai explodir. Mas Billy não leva as regras a sério e coloca o mundo em risco em pleno natal.
O longa-metragem é dirigido por Joe Dante, que também foi responsável por gravar séries como Lendas do Amanhã, MacGyver e Salem. Já o elenco é formado por Zach Galligan, Phoebe Cates, Hoyt Axton, John Louie e Keye Luke. Antes de assistir Gremlins, confira algumas curiosidades imperdíveis dos bastidores do filme.
A cidade cenográfica de Kingston Falls em Gremlins é a mesma usada para De Volta para o Futuro, que foi lançado no ano seguinte, 1985. Ambos os filmes foram filmados nos cenários feitos pela Universal Studios.
Originalmente, Stripe e Gizmo eram o mesmo personagem. Isso mudou quando o produtor executivo Steven Spielberg insistiu que um dos Gremlins fosse um cara legal com quem o público pudesse se identificar. O diretor Joe Dante expressa que essa decisão foi a razão pela qual o filme é lembrado com carinho.
Além disso, Steven Spielberg quase mudou a direção do filme. Após assistir aos curtas anteriores de Tim Burton, o produtor executivo o considerou para dirigir o filme. No entanto, decidiu mudar de ideia porque, na época, Burton nunca havia dirigido um longa-metragem.
COMO OS GREMLINS FORAM FEITOS
Zach Galligan, protagonista do filme, contou que, quando o filme foi feito, não havia CGI, então todos os Gremlins eram animatrônicos, que custavam entre 30 e 40 mil dólares. No fim das gravações de cada dia, quando todos saíssem do estacionamento, a segurança fazia toda a equipe abrir o porta-malas de seus carros para ter certeza de que não foram roubados.
Antes disso, houve uma tentativa de fazer com que macacos interpretassem os Gremlins, mas a ideia foi abandonada porque o macaco de teste entrou em pânico ao ser obrigado a usar uma cabeça de Gremlin. Além disso, também testaram os animais para vestir ternos, mas ele destruiu todo o escritório de Joe Dante e defecou em toda a parte.
Os Gremlins, por fim, deram um trabalho e tanto. Durante uma filmagem noturna, os problemas com os bonecos de Gremlin foram tão graves que todo o elenco adormeceu no set durante o atraso — que demorou muito para ser resolvido.
EASTER-EGG DE ET: O EXTRATERRESTRE
Gremlins tem alguns easter-eggs de ET: O Extraterrestre, outro filme popular do produtor executivo Steven Spielberg. No longa-metragem, um dos Gremlins diz “telefone para casa” e há um ET empalhado no cenário. Além disso, logo no início, um dos filmes na estante do ambiente é “A Boy’s Life”, que era o nome original do filme ET nos cinemas.
Certamente, a década de 1980 é uma das mais prolíferas do cinema popular, e provavelmente Gremlins é um desses expoentes mais significativos. Acima de tudo, é um filme divertido, que habita o imaginário popular de muita gente.
Basicamente, a história mostra bichinhos completamente fofinhos que, se expostos a certas situações, se transformam em monstros. Sobretudo, para isso, existem três regras: as criaturas nunca podem ser expostas à luz, água ou ser alimentada após a meia-noite.
A história, então, começa com um inventor à procura de um presente especial para seu filho. Ele encontra os monstrinhos, portanto, em uma loja, em Chinatown.
Agora, se você está se perguntando se os bichinhos vieram com manual de instrução? Obviamente, não! Ou seja, a criança vai descumprir todas as regras básicas na prática.
Você viu a história dos Gremlins nos anos 1980? Ou depois? Não importa, o Segredos do Mundo criou uma lista com 12 curiosidades sobre a obra para você.
Confira 12 curiosidades sobre os Gremlins
1 – PG-13
Gremlins foi lançado em 1984, e, certamente, mudou a forma como os filmes eram classificados. Steven Spielberg, produtor do longa, introduziu a classificação indicativa recomendada a partir dos 13 anos. O famoso PG-13.
2 – Sombrio
Primeiramente, o roteiro do filme é do roteirista e diretor Chris Columbus. A primeira versão do roteiro,portanto, era muito mais sombria.
Basicamente, eles comiam o cachorro de Billy, decapitavam sua mãe e também jogavam sua cabeça escada abaixo. Contudo, o diretor Joe Dante, Spielberg e a Warner Bros decidiram por uma versão menos sangrenta.
3 – Sem nenhuma noção
Chris Columbus escreveu o argumento do roteiro sem ter a minima noção de como aquele filme seria feito. Além disso, ele apresentou a ideia ao Spielberg com a certeza de que queria algo original e único.
4 – Ratos
Primeiramente, os monstros foram inspirados em ratos que atacavam o apartamento do roteirista. Chris morava num loft em Manhattan. Todas as vezes que voltava para casa, os ruídos assustadores dos camundongos andando pelos ambientes.
5 – Sem diálogos entre os gremlins
Inicialmente, os monstrinhos não dialogavam entre si. Na verdade, criar essa opção do improviso ajudou na distribuição internacional do filme.
6 – Dublagem
Primeiramente, Howie Mandel é um ator e apresentador canadense que dublou o Gizmo, protagonista da história.
7 – Canção
Apesar de dublar, o dublador não cantou a música. A canção foi cantada por uma garota de 13 anos. Além disso, foi escrita por Jerry Goldsmith.
8 – Tim Burton
Primeiramente, Tim Burton foi cotado para dirigir o longa. Apesar disso, na ocasião ele ainda não tinha experiência em longa-metragem e o mérito ficou a cargo de Joe Dante.
9 – Computação gráfica
Como na época não havia muita tecnologia, os bonecos eram fantoches e para garantir o orçamento do filme, toda a equipe se mobilizava para guardá-los em seus carros.
10 – Balões
Acima de tudo, o filme trouxe uma inovação no uso dos balões. Isso tanto para o momento de um gremlin sair do corpo do outro quanto para a explosão no microondas.
11 – Morte
Além disso, quando gravaram a cena em que Kate conta que o pai morreu vestido de Papai Noel, ninguém sabia se seria triste ou engraçada. A cena foi bastante controverso.
12 – Gizmo
Finalmente, no fim das contas, o Gizmo é o verdadeiro herói do filme. Além disso, isso fica explicito na cena final.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Sessão da tarde: 20 clássicos para matar a saudade das tardes da Globo
Fonte: Curta Mais