‘Há um inaceitável negacionismo eleitoral’, diz Fachin após ataques de Bolsonaro

Declaração de Fachin foi feita em evento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná

Reação. Fachin afirmou que uma “personalidade pública importante” divulgou “inverdades” sobre as eleições (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que a Justiça Eleitoral foi alvo de notícias falsas divulgadas na última segunda-feira (18) e que as urnas estão sendo atacadas por “narrativas nocivas”.

A declaração de Fachin foi feita em evento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticar a segurança do sistema eleitoral brasileiro durante apresentação a embaixadores.

Fachin não citou o presidente diretamente, mas afirmou que uma “personalidade pública importante” divulgou “inverdades” sobre as eleições. “Diversas inverdades estão sendo mais uma vez assacadas contra a Justiça eleitoral”, disse o presidente do TSE.

Continua após a publicidade..

“Esse tipo de desinformação, como as que hoje foram veiculadas, se isto assim prosseguir, somente pode interessar a quem não interessa provas e fatos. Por isso, creio que precisamos nos unir e não aceitar sem questionarmos a razão de tanto ataque institucional”, afirmou o Fachin.

“Há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade pública importante dentro de um país democrático e é muito grave a acusação de fraude, de má fé, a uma instituição, sem apresentar prova alguma.”

Fonte: O Vale