Ator se envolveu em uma polêmica ao criticar o ‘Big Brother Brasil’ e falar que o programa era medíocre
Após a carta de Tiago Leifert para Ícaro Silva e a polêmica nas redes sociais, Ícaro se pronunciou pelo Instagram e respondeu ao texto do ex-apresentador do ‘Big Brother Brasil’ . Ele disse que as publicações, apesar de raivosas, não foram feitas para desrespeitar quem produzia o programa.
No texto, ele responde Leifert e compara o reality a ‘Jogos Vorazes’ e ‘Round 6’, além de afirmar que entende o lado dos ex-BBBs e dos produtores do reality show. “Oi Brasilzão, bom dia! Aproveito aqui minha resposta à cartinha de Tiago Leifert para falar com todos vocês. Primeira coisa: obrigado pelas mensagens amorosas de apoio! A retórica do ódio não é nova nesse país e nos últimos anos a gente tem visto do que a polarização é capaz, por isso não me choca o esgoto que flui da discordância alheia. Muito obrigado pelo cuidado”, disse.
Então, ele disse que tem coisas importantes a serem ditas. “Eu respeito profundamente a trajetória de quem esteve em reality shows e soube daí se impulsionar na direção dos seus sonhos. Por mais que eu não seja um entusiasta do entretenimento que os realities desse tipo proporcionam, não tenho nem a capacidade moral de questionar quem, pelos próprios motivos, embarca nessa proposta”, disse.
Ele também contou que esteve em programas do gênero. “Eu já participei de 3 reality shows e um deles, o show dos famosos (entretenimento de altíssima qualidade), foi decisivo para a minha carreira”, contou.
“Se “jogos vorazes” ou “round 6”, por exemplo, fossem produtos de entretenimento da vida real e eu dissesse que ambos são um matadouro asqueroso e sub humano eu jamais estaria atacando Katniss Everdeen ou Seong Gi Hun, porque cada um tem seus motivos para estar numa corrida por dinheiro/status”, disse.
“Minha opinião, expressa, confesso, com certa raiva diz respeito à cultura da exposição e exploração humanas ao extremo da qual sobrevivem os realities de confinamento, mas muito também à baixeza moral da “imprensa” de fofoca, que insiste em usar o meu nome para propagar fake news. De uma forma ou de outra, meu objetivo foi alcançado: desmentir os rumores de que eu estaria no BBB”, comentou.
Ele então, explicou e se desculpou pela intensidade dos tweets, além de falar da imprensa. “No início do ano eu tenho projetos lindos e especiais que em breve vou dividir com vocês e não quero ser vitima da especulação parasitária desse tipo de veículo, embora haja público para consumi-los”, disse.
“Fui dramático e intenso na minha forma de me expressar e por isso peço desculpas à minha mãe, irmã e aos meus amigos que ficaram extremamente preocupados com a enxurrada de ódio das redes sociais. Concluo agradecendo profundamente aos meus amigos “ex-bbbs” que me ligaram ou mandaram mensagens de apoio e entendimento. Só quem vive o “show business”, sabe. Beijo!”, disse.
Nas fotos, há uma resposta ao que Tiago falou. “Li sua cartinha e fiquei positivamente tocado pela contemplação do teu tempo. Imagino que para ter escrito um textão desse (o que não ocorreu nos casos de racismo, intolerância religiosa, misoginia, homofobia e abuso sexual no programa que você apresentava) é porque de fato de atravessei, o que sinceramente me envaidece como artista”, disse.
“Impressionante como tem coisa que passa e outras que interrompem nosso sossego né? Minha vaidade esmaece um pouco, no entanto, quando vejo que sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns. Eu conheci muitos garotos na minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro. Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, nem nada, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe”, disse.
Ele então fala da carta de Tiago. “Nunca falei de realities no plural. Amo e consumo vários deles, então aprofundo sua interpretação de texto, para não generalizar a minha opinião. Segundo: ‘ser adulto’ e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma para saná-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o Estado brasileiro e abriga (me impressiona que você não tenha percebido) de certa forma, tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com o sobrenome ‘correto'”, disse, fazendo referência ao pai de Leifert, que era diretor da Globo.
“Possivelmente você nunca vai entender isso, mas para uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada, ela precisa ser realmente excelente. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago. Não fossem meu talento, minha história, minha trajetória, uma luta filha da p*ta diária e essa cara bonita eu acho que nem vivo estaria”, disse no texto. Leia o texto completo:
Ver essa foto no Instagram
Entenda o caso
Tudo começou na noite de segunda-feira (20), quando Ícaro Silva, que estava cotado para participar do “BBB 22”, resolveu dar sua opinião sobre o programa em seu perfil no Twitter. “Gente, respeita a minha história, a minha trajetória, meu ódio por entretenimento medíocre e minha repulsa por dividir banheiro. Parem de acreditar nessa história absurda de que eu cogitaria ir para o ‘Big Boster Brasil'”, escreveu o rapaz na rede social.
Não demorou muito e a publicação tomou grandes proporções, seguidores de Ícaros e fãs do reality começaram a criticá-lo. “É um cara inegavelmente bom e talentoso, mas preguiça de quem acha, em 2021, que o ápice da intelectualidade é não ter qualquer contato com BBB”, escreveu um usuário identificado como Rafa.
Ele apagou as publicações, mas Tiago Leifert resgatou um dos tweets e fez um texto no Instagram, defendendo o ‘Big Brother Brasil’.
“Contudo, sua opinião sobre realities não é uma crítica construtiva e, sim, apenas uma agressão gratuita a quem nunca te fez mal (aliás, não só não te fizemos mal como provavelmente pagamos o seu salário nessa última aê!)”, disse Tiago Leifert.
“Achar que o que você faz é superior não é baseado em fatos, é arrogância mesmo. Nenhuma métrica é capaz de dar embasamento ao que você escreveu: nem audiência, faturamento, repercussão, relevância, etc. Só seu gosto pessoal está do seu lado nessa, mas ele deixa de ser pessoal quando você escreve na rede social. Mesmo apagando depois. Eu também pretendo apagar esse post aqui”, completou o ex-apresentador do reality.
“Meu sossego foi interrompido por um tweet do ator Ícaro Silva. Oi, Ícaro, sou o ex-apresentador do BBB. Não vou tentar mudar sua opinião: vc tem total direito de achar qualquer produto “medíocre”. Assim como eu, por exemplo, posso dizer o que eu penso de você: você é um excelente ator”, começou o texto.
“Respeita nossa história, nossas equipes e o entretenimento que a gente proporciona. Se você realmente acredita no que você escreveu, você deveria ser adulto e nunca mais aceitar trabalho de nenhuma empresa que promova o entretenimento que você acha ruim. Que tal? Qual seu plano pra 2022? Alguma novela? Talvez seja hora de repensar, não se misturar com produtos inferiores a você. Vai firme e feliz ano novo”, completou o texto.
Fonte: IG Gente