A Intel está se preparando para realizar a primeira transmissão Over-The-Top (OTT) em resolução 8K durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Utilizando processadores Xeon de 5ª geração e GPUs Arc, a companhia promete oferecer uma experiência inovadora e de alta qualidade aos espectadores.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcarão um avanço significativo na tecnologia de transmissão ao vivo. A Intel, em colaboração com o Olympic Broadcasting Services (OBS), vai transmitir vários petabytes de conteúdo em resolução 8K. Assim, a parceria da Intel com diversos provedores de tecnologia e emissoras facilitará isso.
Para garantir que a transmissão 8K alcance os lares com a maior qualidade possível, a Intel introduzirá experiências de inteligência artificial por meio dos mais recentes hardwares e softwares. A Intel equipará os servidores envolvidos na transmissão com processadores Xeon de 4ª geração (Sapphire Rapids) e de 5ª geração (Emerald Rapids).
Tecnologia envolvida no processamento de imagens 8K
Essa tecnologia permitirá que a Intel comprima feeds ao vivo brutos de até 48 gigabits por segundo para apenas 40-60 megabits por segundo, facilitando a transmissão do conteúdo. Além disso, câmeras de transmissão capturarão conteúdo ao vivo em 8K a 60 quadros por segundo em alta definição (HDR), com uma taxa de bits de 48 Gbps e 32 canais de áudio.
Dessa forma, um codificador “broadcast in a box”, equipado com os mais recentes processadores Xeon de 5ª geração da Intel, processará esse conteúdo bruto em menos de 400 milissegundos e o distribuirá pela internet em segundos.
Assim, o conteúdo será codificado de duas maneiras diferentes. Dessa forma, tanto PCs baseados no processador Intel Core i9 com unidades de processamento gráfico Intel Arc e laptops baseados no processador Intel Core Ultra 9 serão os responsáveis. Assim, vão decodificarão o conteúdo em tempo real antes de exibir o feed em uma TV 8K.
“Nosso objetivo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é dar um passo adiante para tornar o 8K mainstream e entregar streaming ao vivo de 8K usando tecnologias de codificação avançadas h.266/VVC que alcançam a maior qualidade com a menor taxa de bits possível em todo o mundo”, afirmou, por fim, Revindra Velhal, estrategista global de tecnologia de conteúdo da Intel.
Fonte: WCCF Tech