Intensa tempestade de inverno afeta 240 milhões de americanos e causa quedas de energia em 25 estados

Por O Globo e agências internacionais — Nova York

O vapor sobe do Lago Michigan no Navy Pier ao nascer do sol, enquanto as temperaturas pairam a cerca de -8°C em Chicago, Illinois Scott Olson / AFP

A intensa tempestade de inverno Elliot varreu os Estados Unidos nesta sexta-feira, fechando estradas e aeroportos em grande parte do país na véspera de Natal. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), mais de 240 milhões de pessoas — o que corresponde a 70% da população — já foram afetadas por alertas meteorológicos, com o pior ainda por vir na Costa Leste. Quedas de energia foram relatadas em 25 estados do país, de Norte a Sul, derrubando a eletricidade em mais de 1,4 milhão de residências e empresas devido ao mau tempo.

As piores quedas de energia na tarde desta sexta-feira ocorreram na Carolina do Norte, Virgínia, Tennessee, Nova York e Maine, de acordo com o PowerOutage.us, que rastreia sites de serviços públicos. O número de casas no escuro tende a aumentar à medida que a tempestade e seus ventos violentos avançam para o Leste do país.

Continua após a publicidade..

Esperava-se que milhões de pessoas pegassem as estradas e embarcassem em voos para os feriados de Natal e Ano Novo, marcando um retorno aos níveis pré-pandêmicos de mobilidade. Entretanto, mais de 7 mil voos já foram cancelados somente nesta sexta-feira, de acordo com o Flight Aware, um serviço de rastreamento de voos. Os aeroportos mais afetados foram os de Nova York, Chicago, Cleveland, Detroit, Buffalo e Seattle, onde mais da metade das decolagens foram canceladas.

Viajantes enfrentam atrasos e cancelamentos em voos devido à tempestade de inverno nos EUA — Foto: Mandel Ngan / AFP

Segundo a American Automobile Association (AAA), cerca de 112 milhões de pessoas planejavam dirigir pelo menos 80 quilômetros entre 23 de dezembro e 2 de janeiro. Até o momento, ao menos sete pessoas morreram em acidentes de trânsito que, segundo autoridades locais, provavelmente estão relacionados à tempestade nos estados de Kentucky, Kansas e Oklahoma.

— Por favor, levem esta tempestade extremamente a sério — pediu o presidente Joe Biden na quinta-feira. — Encorajo todos a ouvirem os avisos locais. É sério.

Vários estados, incluindo Nova York, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte, declararam emergências.

— As pessoas devem ficar em casa, não se aventurar nas estradas — disse o governador do Kentucky, Andy Beshear, à CNN. — As condições de nevasca podem se desenvolver muito rapidamente.

Previsão para as próximas horas

 

Com a massa de ar ártico totalmente entrincheirada no Leste dos Estados Unidos, pelo menos 44 estados americanos experimentarão baixas temperaturas abaixo da média na manhã de sábado. As temperaturas congelantes permanecerão em muitas áreas durante o fim de semana do feriado, com locais a oeste do rio Mississippi começando a esquentar somente no domingo, disseram os meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo.

Fortes nevascas ocorreram no Norte do país, principalmente na região dos Grandes Lagos, nesta sexta-feira. O fenômeno se estende desde a fronteira canadense no Norte até a fronteira mexicana no Sul, e da costa do Pacífico no Noroeste até a costa atlântica no Leste.

Uma tempestade de inverno histórica pôs cerca de 240 milhões de americanos sob alertas meteorológicos na sexta-feira — Foto: Jeff Kowalsky / AFP

Esse sistema de baixa pressão provoca um forte choque entre uma massa de ar muito fria vinda do Ártico e uma tropical vinda do Golfo do México. O que torna a situação atual extraordinária é que a pressão atmosférica caiu muito rapidamente, em menos de 24 horas.

Em Nova York, a temperatura ainda girava em torno de 10°C na manhã de sexta-feira, e espera-se que caia para -10°C à noite. Em Chicago, fazia 20°C na manhã de sexta-feira e as temperaturas foram negativas até a costa do Texas.

O Canadá também estava se preparando para temperaturas anormalmente baixas para a temporada. Frio extremo, tempestade de inverno e até mesmo avisos de nevasca foram emitidos na sexta-feira para a maior parte do Canadá, de acordo com o Environment Canada. Em Alberta, no Oeste, e Saskatchewanna, região central, as temperaturas variaram de -40°C a -50°C. (Com New York Times e Bloomberg.)