Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito governador da Bahia neste domingo (30/10) Ele tem 52,6% votos, contra 47,4% do adversário, ACM Neto, do União Brasil. Até o momento foram apuradas 98,1% das urnas.
O petista disputou a eleição pela primeira vez e ficou perto de vencê-la ainda no primeiro turno, quando ficou a menos de 50 mil votos de atingir um voto a mais do que 50%.
Com a vitória de Jerônimo, a Bahia emenda o quinto governo consecutivo do PT – um ciclo de ao menos 20 anos de domínio da legenda no estado.
Quem é Jerônimo?
Jerônimo Rodrigues, de 72 anos, buscou colar sua imagem à de seu padrinho, Lula, com quem fez um ato em Salvador, com a presença de cerca de 100 mil pessoas.
Nascido em Aiquara, no interior baiano, a 400 quilômetros de Salvador, Rodrigues se identifica como indígena e católico.
Ele é engenheiro agrônomo, professor universitário e começou a vida pública em 2007, ao ser nomeado assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, durante o governo de Jaques Wagner (PT). Em 2010, ainda no governo de Wagner, foi para a Secretaria de Planejamento do estado.
No primeiro ano da presidência Dilma Rousseff, Jerônimo trabalhou secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial e assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.
Depois, ele atuou no governo de Rui Costa na Bahia – ajudou a implantar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, coordenou a campanha de reeleição e foi secretário da Educação.