Apresentadores, vinheta, cenário e recursos tecnológicos renovados marcam a nova fase do Jornal da Band
O Jornal da Band está pronto para inaugurar uma nova etapa nesta segunda-feira (5), trazendo consigo uma bancada renovada, composta pelos apresentadores Eduardo Oinegue e Adriana Araújo. Com uma nova vinheta, um cenário modernizado e recursos tecnológicos aprimorados, o telejornal fortalece ainda mais sua conexão com o público.
O tradicional telejornal, com 45 anos de história e reconhecida credibilidade, será transmitido de segunda-feira a sábado, às 19h20, com disponibilidade simultânea no Band.com.br, no Bandplay e nos canais digitais Band Jornalismo no YouTube, Facebook e Twitter.
Nova fase com a credibilidade de sempre
As mudanças trazidas nesta nova fase visam apresentar uma abordagem diferenciada na entrega das notícias, mantendo a essência de credibilidade característica do Jornal da Band. Adriana Araújo, a mais recente adição à equipe de apresentadores, está entusiasmada com a estreia na bancada do telejornal. Com vasta experiência no jornalismo televisivo, Adriana destaca que o jornal transmitirá ao público notícias apuradas com precisão e agilidade, através de uma equipe altamente competente e comprometida em informar e combater as fake news.
“Estou muito ansiosa e com grandes expectativas. Estou de volta em um jornal de alcance nacional com o Eduardo Oinegue, um amigo de longa data. Todos estão cuidando muito bem desse projeto”, afirma Adriana.
Eduardo Oinegue, com sua experiência nos principais veículos de comunicação durante o auge do jornalismo impresso, e que já comanda a bancada do telejornal há quatro anos, reforça que a nova edição está sendo cuidadosamente preparada pela equipe e elogia sua colega. “Adriana é uma professora, uma querida amiga, ela sabe tudo sobre televisão. E novidade, ah… teremos muitas. Às 19h20, no Jornal da Band, vocês vão perceber todas essas novidades”, brinca Oinegue.
“Em um momento em que o mundo está cheio de desinformação, a Band reafirma seu compromisso inabalável com a busca e a verificação dos fatos, o que é o cerne do reconhecimento do nosso trabalho jornalístico”, afirma Oinegue.
Uma equipe completa e diversificada
Além da dupla de apresentadores, o Jornal da Band contará com a participação das jornalistas Lana Canepa, direto de Brasília, Paloma Tocci trazendo as notícias do esporte, Joana Treptow com questões climáticas e Juliana Rosa abordando temas relacionados à economia.
Para Paloma, a nova fase traz um pouco de ansiedade, mas como uma jornalista inquieta, ela adora mudanças. “Mudanças são sempre boas, embora tragam certa apreensão ao sairmos da zona de conforto, mas são sempre para o bem. Acredito que a mudança está ocorrendo em um momento muito oportuno.”
“As mudanças irão impulsionar ainda mais um produto já consolidado, conhecido por sua credibilidade. Na minha opinião, é o melhor jornal do país. Tenho certeza de que será um sucesso”, diz Paloma Tocci.
A apresentadora, que agora assume a liderança das notícias esportivas, compartilha mais detalhes sobre sua participação no novo Jornal da Band. “Estou de volta ao meu esporte, nunca deixei de estar envolvida, sempre fui apaixonada! A vida traz novos desafios, mas nunca quis me distanciar do esporte, sempre tive essa conexão desde os tempos do Boechat”, afirma Tocci.
Além do esporte, uma das editorias de maior sucesso na emissora, outra mudança importante na cobertura do Jornal da Band é a inclusão de Lana Canepa, que retornou a Brasília, como responsável por trazer todos os detalhes da política nacional, o que ela celebra.
“Respiro política desde sempre, sempre gostei de acompanhar e explicar para as pessoas. É uma alegria imensa voltar a Brasília e fazer parte dessa equipe na capital federal, não apenas como diretora-executiva, mas também acompanhando todos os conteúdos do Jornal da Band relacionados a Brasília”, comenta Lana.
Ela compartilha um pouco do que os telespectadores podem esperar: cobertura e análises dos bastidores dos Três Poderes, com a credibilidade característica do Grupo Bandeirantes de Comunicação. “Sabemos que há notícias todos os dias, muitas notícias, e a equipe está pronta para trazer todas as informações”, afirma Lana.
Joana Treptow assume a previsão do tempo e também participa de reportagens especiais no Jornal da Band. Ela destaca que continuará trazendo jornalismo de qualidade para os lares dos brasileiros. “Adoro estar nas ruas, comecei como repórter, está no meu sangue estar perto das histórias. Fazer reportagens especiais é ir além do que já faço”, pontua.
“É um grande desafio, é necessário me esforçar ao máximo para ser autêntica, analisar a história e saber como detalhá-la, para assim entrar nas casas das pessoas. Sinto que isso é um passo adiante em minha carreira e estou amando esse desafio”, diz Joana.
Juliana Rosa apresentará aos espectadores detalhes sobre assuntos econômicos de uma maneira leve. “As notícias econômicas muitas vezes são áridas e repletas de números, mas o novo formato, mais conversacional e com o auxílio de novas ferramentas tecnológicas, ajudará na compreensão dos temas que afetam a vida de todos”, afirma.
“Estou muito feliz em fazer parte dessa nova fase do Jornal da Band! Há quase dois anos, tive a honra de entrar para a equipe e ampliar a cobertura econômica. Lá, pude expandir a educação econômica, que sempre foi o foco do meu trabalho, usando uma linguagem simples e me comunicando diretamente com as pessoas que nos assistem”, explica Juliana.
Cenário mais tecnológico
Outra mudança inovadora é o cenário do Jornal da Band. O telejornal, que já era ágil, tornou-se ainda mais dinâmico. Agora, conta com um cenário amplo, equipado com dois grandes painéis de LED de última geração e um aro de luz suspenso com a marca da Band, além de um maior número de câmeras e uma nova grua.
Um dos destaques é o aro de luz suspenso, com 8 metros de diâmetro, contendo a marca da emissora, além do aumento no número de câmeras e da adição de uma nova grua. Para Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, as novidades no cenário devem aprimorar ainda mais o programa.
“O mundo não para de mudar, cada vez mais rapidamente, e o Jornal da Band acompanha essas mudanças. Temos uma história de credibilidade construída no respeito ao telespectador e no compromisso com a verdade, praticando um jornalismo sério atendendo sempre ao interesse público”, avalia Mitre.
André Basbaum, diretor de conteúdo jornalístico, destaca: “Essa atualização está alinhada com a missão do jornalismo profissional e da comunicação social profissional. Não há outra forma de combater a desinformação senão por meio da comunicação social profissional, da verdade factual, da realidade factual, dos fatos. O jornalismo é fundamental, é indispensável”.
Rodolfo Schneider, diretor geral de conteúdo, acredita que o novo jornal “será capaz de combinar tecnologia com a credibilidade que o Grupo Bandeirantes de Comunicação carrega há mais de 80 anos. Temos plena confiança em nossa capacidade de oferecer alta qualidade ao público que nos acompanha”.