Jornal Nacional faz homenagem a Glória Maria e aplausos em redações emociona

Gloria Maria morreu nesta quinta-feira (02/02), vitima de um câncer que se espalhou pelo cérebro e pulmão

O Jornal Nacional dedicou quase duas horas, para homenagear a jornalista que fez história no jornalismo da televisão brasileira. O programa relembrou momentos importantes da carreira de Glória Maria. No jornalismo a jornalista foi pioneira em vários sentidos foi ela que estreou a primeira reportagem de rua ao vivo, a primeira reportagem a cores e depois a primeira reportagem em HDTV quando a televisão brasileira entrou para o digital.

A jornalista foi além e viajou pelo mundo com bom humor, coragem, força e dterminação e com isso conseguiu conquistar milhares de fãs pelo Brasil. Pessoas que inspitavam em sua história e se espelhava na jornalista, vendo assim um caminho possível a seguir. Glória ocupou espaços que nem mesmo brancos conseguiu ocupar. Nessa quinta feira o dia que Glória Maria se despede o Jornal Nacional fez uma justa homenagem a jornalista e apresentadora. No fim do jornal a globo passeou pelas afiliadas mais importantes da emissora e acompanhou aplausos emocionados de jornalistas que prestaram uma linda homenagem a reporter preta que com força de vontade abriu caminho no telejornalismo brasileiro.

Continua após a publicidade..

Como gesto de gratidão e respeito pelo legado extraordinário que Glória Maria deixou ao jornalismo brasileiro, o Jornal Nacional desta quinta-feira (02) encerrou a edição com um minuto de aplausos de toda a redação. Jornalistas das principais redações da TV Globo em capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e até em outros países, como Estados Unidos, renderam cerca de 5 minutos de aplausos.

O JN terminou a edição com uma reportagem especial trazendo depoimento de repórteres, cinegrafistas, produtores, diretores, apresentadores, maquiadoras entre outros colegas de profissão.

“Somos sementes da Glória. Ela vive em mim“, disse Maju Coutinho. “Tá muito difícil para mim, a Glória foi para mim uma inspiração, o nosso farol aqui dentro. Conviver com a Glória era aprender com ela todo dia“, Leilane Neubarth.

Força de vontade. Ela entrou na minha sala como uma explosão de vida. Ela não entrou pedindo, ela entrou impondo. Eu fiquei fascinado. Ao estrear ela já era uma das melhores jornalistas da TV Globo“, elogiou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Eu queria ter tido mais tempo com ela, porque eu acho que teria feito mais coisas juntas. Mas eu acho que ela sempre vai tá por perto, porque o Globo Repórter é cara dela“, destacou Sandra Annennberg.

Ela mostrou que esse ligar também nos pertence. E nos ensinou que a vida deve ser vivida com força, coragem e um sorriso no rosto“, contou Pedro Lins, apresentador do NE1.

Gloria só teve ela, só teve uma. Vamos ser fiéis ao seu legado“, Pedro Bial.

Nós todos colegas da Glória, temos consciência que nem uma homenagem estaria a sua altura, mas a gente tentou

Luta de Glória contra o câncer

Ícone da TV, Glória Maria morreu no Rio de Janeiro na manhã desta quinta, quando a TV Globo confirmou o falecimento. Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer e fez um tratamento com imunoterapia. No entanto, pouco tempo depois, ocorreu metástase no cérebro, e a apresentadora do Globo Repórter teve que passar por cirurgia.

“Em meados do ano passado [2022], Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, diz o comunicado da emissora.