LATAM vende passagem sem assento na Black Friday, se o cliente escolher poltrona paga mais R$ 50 reais

Promoção da desconto de até 90% em voos nacionais mas deixa cliente sem poltrona. Um voo para Vitória por exemplo fica R$ 98 reais mas sem a poltrona inclusa. O valor da poltrona na LATAM fica entre R$ 49 e R$ 65 reais

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O que parece ser uma ótima oportunidade pode se transformar em uma dor de cabeça para o passageiro ao fazer o checkin. A aérea diz que se caso o passageiro não escolha um assento, a escolha é feita de forma aleatória pelo sistema e o cliente terá que origatoriamente pagar o valor do assento que ele não escolheu na hora do check in. Mas aqui fica uma pergunta a LATAM? O passageiro compra a passagem para ir em pé? Ou será que esta surgindo uma nova modalidade de voo na aérea. Se o passageiro não quiser pagar a poltrona ele vai em pé, ou vai em cima da asa do avião. Logicamente isso não tem o menor nexo. Porque se a aérea vende passagens de avião ela teria que obrigatoriamente ter um assento reservado de forma gratuita para o passageiro. Mais ainda deveria incluir o valor do assento e cobra de uma vez só no valor da passagem, evitando dor de cabeça desnecessária.

Essa polêmica começou quando a LATAM decidiu cobrar pela escolha de assento e também pela antecipação de voo. Ainda em 2018 quando começou a cobrar taxa pelo assento e antecipação de voo, os clientes Latam com bilhetes na tarifa Light teriam que pagar R$ 75 para antecipar o voo na mesma data da viagem. O pagamento poderá ser feito pelo site da empresa. Por outro lado, clientes com passagens nas tarifas Plus e Top, mais caras, poderão antecipar ou adiar suas viagens para voos na mesma data, com até 1h de antecedência do horário original, sem custo. A tarifa Promo não dará mais direito a antecipação de voo.

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Clientes Latam Fidelidade das categorias Black Signature, Black e Platinum também não pagam por nenhum dos serviços. Já os clientes da categoria Gold contarão com a gratuidade somente até dezembro de 2018.

Seleção de assentos e cobrança de tarifa adicional

Quando iniciou esse tipo de cobrança o site da companhia aérea dizia que seria cobrado, pela escolha do local  R$ 15 reais pela escolha do local da aeronave que o passageiro iria sentar. E no caso os clientes que comprassem passagens nacionais na tarifa Light, ou R$ 25 para os bilhetes adquiridos na tarifa Promo, com possibilidade de pagamento com cartões de crédito e débito pelo site da empresa, ou diretamente no aeroporto. Não pagam por nenhum dos serviços os clientes LATAM Fidelidade das categorias Black Signature, Black e Platinum, além de passageiros com bilhetes comprados nas tarifas Top e Plus.

Para os passageiros que optarem em não escolher seu assento, a seleção será feita de forma automática pelo sistema, 48 horas antes do voo. Ou seja, mesmo no check-in, o cliente só poderá escolher assento se pagar a taxa, ou tiver dentro dos critérios de exceção (status e tarifas mais altas). É uma política diferente e bem mais restritiva do que a implementada pela GOL e pela Azul, que permitem a escolha do assento no check-in.

Diante das reclamações a LATAM postergou o inicio da cobrança de local em voo, alegando razões técnicas para o inicio da cobraçança. Mais tarde a companhia começou a cobrar pela escolha de assento e também para anteciapação de voo. Em 2018, era cobrado uma tarifa entre R$ 15 reais e 25 reais para a escolha de assento, e R$ 75 reais pela antecipação de voo. Hoje quatro anos depois esses valores teve aumento de quase 150%. A dúvida permanece é licito cobrar pelo assento em voo, ja que o local onde vai sentar é parte integrante do produto ao qual o cliente esta adquirindo ou seja, um bilhete de voo, que pressupõe-se viria com um assento.