Político falou publicamente sobre a homossexualidade pela primeira vez em julho de 2021, quando assumiu o namoro com o médico capixaba Thalis Bolzan, em entrevista ao programa ‘Conversa com Bial’.
O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) chegou acompanhado do namorado, o médico capixaba Thalis Bolzan à cerimônia de posse, na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do estado, em Porto Alegre.
Questionado sobre o assunto, Leite falou da importância da família.
“A família é uma base, pra que a gente se sustente e tenha forças pra enfrentar o dia a dia e sou muito feliz pela família que eu tenho e por ter o Thalis, que também compreende o quanto que a vida pública nos demanda, e também me estimula e me dá forças pra seguir em frente”.
Durante a campanha para o governo do estado, Leite denunciou ter sido vítima de preconceito durante a propaganda eleitoral do adversário, o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), que destacou que o estado teria uma “primeira-dama de verdade”, caso fosse eleito.
“O povo tomou essa decisão entendendo que a vida pessoal no fim das contas é sobre o amor. Isso não foi um assunto na campanha, quando tentaram fazer disso um assunto, houve o repúdio da população e o que importa é o sentimento que a gente carrega dentro de cada um de nós. E o meu é de muito amor pelo Thalis e pelo povo do Rio Grande do Sul”, disse neste domingo.
‘Não encerraria o meu mandato sem falar disso’
Já no discurso no Palácio Piratini, quando recebeu o cargo do agora ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, Leite voltou a falar do namorado. Destacou que não poderia encerrar o mandato sem falar do tema.
“Entendo que o nosso papel como lideranças políticas não é apenas de manejar orçamentos, fazer obras, organizar políticas públicas. Nosso papel é também de liderar e ajudar a sociedade a ir na direção correta, do ponto de vista civilizatório, e se nós acreditamos efetivamente no amor, como acreditamos, ele não pode ser seletivo, mas sim a cada uma das pessoas, como o próprio Deus ensinou”.
O governador foi aplaudido de pé pelos presentes quando agradeceu a companhia de Thalis.
“Por isso é com muita alegria que estou aqui ao lado do Thalis, o meu amor, meu carinho. Por quem, além de amor, tenho respeito, admiração, pelo ser humano que é, pelo profissional da saúde que é, dedicado às crianças com câncer, dedicado às crianças com doenças especiais, aquelas com nanismo, com problemas de crescimento. Muito obrigada Thalis por me acompanhar nessa jornada, por entender, compreender. O Rio Grande do Sul não tem uma primeira dama mas tem alguém que é de verdade, podem ter certeza.”
Fonte: G1