Lucas Lima encerra contrato com Palmeiras sem destino definido

Jogador de 32 anos está livre desde junho para assinar com outro clube

Palmeiras e Lucas Lima colocarão um ponto final na relação de cinco anos no dia 31 de dezembro de 2022. Contratado do Santos em 2018 com status de estrela, o meia deixa o Verdão sem nunca ter brilhado como se esperava. Nas últimas duas temporadas, ele defendeu o Fortaleza por empréstimo.

Livre no mercado, o jogador de 32 anos ainda não definiu o destino a partir de 2023.

Lucas Lima entrou em campo em 165 jogos e marcou 12 gols. Ele participou das conquistas do Brasileirão de 2018, além do Paulistão, da Copa do Brasil e da Libertadores de 2020. Mas nunca sendo o protagonista que se esperava de um reforço contratado de um rival, alvo de suposto interesse do Barcelona e salário astronômico de um jogador frequentemente convocado pela seleção brasileira.

Continua após a publicidade..
Lucas Lima deixa o Palmeiras sem conseguir brilhar durante os cinco anos de contrato — Foto: Marcos Riboli

O Palmeiras não precisou pagar nada ao Santos para contratar Lucas Lima. O meia deixou o Peixe ao término do contrato, no fim de 2017. Ao Verdão, coube arcar com as luvas e uma série de benefícios, como auxílio moradia e um bônus no salário condicionado à produtividade: cada jogo realizado aumentaria o valor a receber. A maior parte foi paga de forma fixa.

Pouco brilho

 

Lucas Lima não acabou tendo o rendimento esperado por todos no Palmeiras. O melhor momento do meia no clube foi justamente no primeiro ano, quando foi um dos destaques de uma espécie de time alternativo que disputou e conquistou o Brasileirão daquele ano.

Foram 60 jogos, sete gols e dez assistências, fazendo de 2018 a melhor temporada de Lucas Lima em números nos cinco anos de contrato com o Palmeiras.

Lucas Lima chegou a ser capitão do Palmeiras no Paulistão de 2021 — Foto: Marcos Ribolli

Sem nunca conseguir se firmar e ser titular incontestável do meio-campo palmeirense, Lucas Lima teve nas duas temporadas seguintes momento de altos e baixos, alternando jogos como titular ou como opção no banco de reservas.

Foram 43 jogos, um gol e quatro assistências ao longo de 2019. No ano seguinte, o meia entrou em campo 54 vezes, com dois gols e quatro assistências. A temporada derradeira de Lucas Lima no Palmeiras foi em 2021, com oito jogos, dois gols e uma assistência.

Tentativa de valorização

 

O empréstimo de Lucas Lima teve dois objetivos: aliviar a folha salarial e buscar uma valorização do jogador com a possibilidade de jogar mais.

O meia teve 40% dos salários pagos pelo Fortaleza durante o período em que ficou emprestado. Com amento gradativo ao longo de cada um dos cinco anos de vínculo, Lucas Lima custaria mais de R$ 1 milhão mensais ao Verdão em 2022, incluindo o valor das luvas que foram pagas em parcelas durante o contrato.

Lucas Lima em ação pelo Fortaleza durante o Brasileirão — Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Dentro de campo, Lucas Lima teve um primeiro ano mais tímido atuando pelo Fortaleza. Foram 17 jogos, um gol e uma assistência, ajudando o clube a garantir vaga na Libertadores da América.

Sem chance de retornar ao Verdão, o meia teve o empréstimo renovado por mais uma temporada. Neste ano, Lucas Lima entrou em campo 51 vezes, dando quatro assistências e não conseguindo balançar as redes.

A ideia era que o meia pudesse se valorizar, chamar a atenção de interessados, e assim o Verdão ter a chance de recuperar ao menos uma parte dos valores que investiu ao longo de sua passagem. A estratégia, no entanto, não deu certo.

Números da passagem de Lucas Lima pelo Palmeiras:

  • Temporadas: 2018, 2019, 2020 e 2021
  • Jogos: 165
  • Gols: 12
  • Assistências: 19
  • Títulos: Brasileirão (2018); Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores (2020).

Fonte: GE 

*As fotos introduzidas na matéria são de responsabilidade do GE