As fotos da autópsia da cantora sertaneja Marília Mendonça foram amplamente divulgadas nas redes sociais nos últimos dias, causando indignação em fãs, familiares e colegas da artista. O vazamento das imagens, que mostram detalhes do corpo da cantora após o acidente de avião que causou sua morte, é considerado crime previsto pelo Código Penal.
Os primeiros indícios apontam que as imagens foram captadas de um computador dentro de uma unidade policial, e a família da cantora decidiu entrar com uma ação na Justiça para buscar esclarecimentos e requerer uma indenização. Uma investigação interna, promovida pela Superintendência de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil de Minas Gerais, já está em curso.
Confira o que se sabe até o momento sobre o caso das imagens vazadas da autópsia de Marília Mendonça.
O vazamento das imagens
As imagens da necropsia da goiana — registradas pelo Instituto Médico Legal em novembro de 2021 — começaram a ser compartilhadas na última quinta-feira (13) nas redes sociais. O vazamento das imagens revoltou fãs e amigos da cantora, que pediram respeito e privacidade à família.
Segundo a equipe de Marília, as fotografias foram capturadas de um computador dentro de uma unidade policial. Uma investigação interna da Polícia Civil de Minas Gerais está em curso para identificar os responsáveis pelo vazamento.
A ação na justiça
A família da cantora decidiu entrar com uma ação na Justiça para buscar esclarecimentos e requerer uma indenização. Robson Cunha, advogado de Marília Mendonça, afirmou que irá à Justiça e pediu para que as pessoas não compartilhem o conteúdo na internet.
A reação dos fãs e artistas
Para evitar encontrar com as supostas fotos na internet, fãs da cantora começaram a compartilhar fotos antigas dela nas redes sociais. Outros artistas também demonstraram indignação com o compartilhamento das imagens. A cantora Anitta publicou, em seu perfil, que quer justiça pelo vazamento das imagens. “Pessoas doentes. Humanidade Perdida. Antiprofissionalismo. Justiça. Respeitem Marília Mendonça”, escreveu a cantora.
Além de Anitta, as cantoras Ludmilla e Rebecca também lamentaram a publicação das fotos. “Respeitem a memória da Marília Mendonça. Respeitem a dor da família e dos fãs. Mais humanidade e mais empatia, por favor!”, escreveu Ludmilla. “A humanidade está perdida, que crueldade o que estão fazendo, Marília Mendonça merece respeito! Justiça!”, publicou Rebecca.
A declaração da mãe de Marília Mendonça
‘Dá medo de morrer’, escreveu cantora sobre vazamentos em 2019
é muito complicado contar com a ética na prestação de serviços de qualquer forma… minha gravidez foi descoberta por um exame de sangue vazado e tudo que eu faço é dessa forma… da medo até de morrer pq as pessoas não respeitam nem esse momento e conhecemos casos parecidos…
— marília mendonça (@MariliaMReal) August 13, 2019
Dois anos antes do acidente, a cantora Marília Mendonça usou as redes sociais para comentar o medo que sentia do vazamento de informações e imagens. Na publicação, ela lembrou que sua gravidez foi descoberta após o vazamento de um exame, e disse que sentia “medo de morrer” por não confiar na “ética da prestação de serviços”.
“É muito complicado contar com a ética na prestação de serviços de qualquer forma… minha gravidez foi descoberta por um exame de sangue vazado e tudo que eu faço é dessa forma… dá medo até de morrer pq as pessoas não respeitam nem esse momento e conhecemos casos parecidos…”, publicou a cantora em agosto de 2019.