Mercado de roupa feminina continua em crescimento no Brasil

Moda é a categoria de produto que mais cresce no e-commerce brasileiro em 2022, segundo dados coletados pela Melhor Envio, do Grupo Locaweb.

O estudo analisou mais de 9 milhões de transações realizadas na plataforma Melhor Envio entre janeiro de 2021 e novembro de 2021.

Na análise, a indústria da moda mostrou-se o segmento com maior número de produtos vendidos. Um total de 1,8 milhão de itens foram vendidos no período, quase o dobro do número da próxima categoria mais vendida. 

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São jóias e relógios com mais de 887.000 itens. Além disso, é o segmento com as maiores vendas de mercadorias per capita de todas as indústrias do país durante a epidemia.

O setor de moda feminina cresceu no online devido à pandemia

Afetadas pela epidemia, as vendas de produtos de moda feminina tiveram um aumento significativo em poucos meses sob estritas restrições ao contato pessoal. Do lado do e-commerce, foram vendidos 50 mil itens em abril. No mês seguinte, as vendas aumentaram para mais de 100 mil unidades.

Infelizmente para muitos empresários, as restrições impostas pela pandemia fecharam muitas lojas físicas. Por outro lado, muitas dessas empresas conseguiram encontrar segundas chances para manter ou ampliar sua receita de vendas online.

Nessas circunstâncias, o distanciamento social acabou sendo um acelerador para diversas tendências e movimentos do mercado. 

Porque a moda feminina exige mudanças e estratégias a serem praticadas em um curto período de tempo, sem a normalidade e segurança de uma pandemia, a maioria das marcas levaria anos para implementar.

Com o fechamento de negócios físicos, muitas empresas estão sendo forçadas a amadurecer digitalmente, seja melhorando o e-commerce que já possuem ou ingressando no mercado.

O que levou a categoria de moda feminina a se destacar tanto no comércio eletrônico?

Além do impulso digital causado pela pandemia, existem outros fatores, estratégias e movimentos de mercado que se acredita estarem contribuindo para o crescimento do segmento de moda online.

Um dos motivos que podem ajudar a conquistar mais consumidores de moda feminina no e-commerce é a redução do valor do frete e a melhoria das condições de envio. 

Em 2022, pode-se perceber a “corrida de frete” entre as principais lojas virtuais e mercados do Brasil. Tudo depende de quem tem o frete mais barato.

Um dos maiores medos dos consumidores de moda online é comprar um produto e ter que trocá-lo ou devolvê-lo. 

Além de ter que lidar com a burocracia da loja, existe a frustração de não receber o item desejado no prazo esperado. 

Para superar esse desafio, foi notado que muitas marcas estão flexibilizando os prazos para os consumidores solicitarem as devoluções.

Por exemplo, o Código do Consumidor estabelece que o prazo para devoluções por arrependimento é de 7 dias a partir do pedido de substituição do cliente. 

A Amaro, empresa que começou e cresceu na moda, ampliou seu prazo normal de 7 dias para 30 dias. 

A estratégia é deixar o cliente mais à vontade para experimentar as roupas e depois enviar o pedido para os correios sem pressa.

As mídias sociais sempre desempenharam um papel muito importante nas estratégias de marketing e branding das marcas da indústria da moda feminina. E, durante a pandemia, não é diferente, principalmente com a popularidade do Tiktok no Brasil.

Qualquer usuário do Tiktok que trabalhe com marketing ou seja ativo pode concordar que existe um movimento fashion poderoso na rede social do momento, acompanhado da famosa “tendência”. 

Essas tendências trazem diferentes tipos de roupas à tona, como camisetas femininas, vestidos, saias, entre outras vestimentas utilizadas por influenciadoras.

Por exemplo, um grande movimento que atingiu as grandes vendas das lojas brasileiras em 2022 é a categoria de vídeo. 

Nele, os usuários de rede social mostraram as roupas que puderam comprar durante as promoções e rupturas de estoque da grande rede Zara. 

Essa tendência fez com que as roupas promocionais da empresa se esgotassem no comércio eletrônico e nas lojas físicas em um período tão curto que criou enormes filas nas lojas presenciais.

Todos esses movimentos de mídia social têm incentivado e continuam a promover ainda mais o consumo de moda feminina no Brasil e no mundo.

O enorme crescimento do mercado em 2021 também influenciou e ajudou o desenvolvimento da indústria da moda na Internet.

Os principais marketplaces do Brasil permitem que os sellers da categoria moda comercializem seus produtos em sua plataforma. Além disso, existem mercados de moda como Zattini e Dafiti.

A ajuda dessas grandes empresas é, sem dúvida, essencial para muitos empreendedores que precisam entrar rapidamente no espaço digital. 

Porque o marketplace estabeleceu uma estrutura e marca completas no mercado. Além disso, eles permitem que os vendedores vendam nessas plataformas sem muito investimento. 

Na maioria dos casos, eles pagam apenas uma pequena comissão por cada venda.

Além de fornecer aos vendedores uma plataforma, marketing e uma boa reputação, alguns marketplaces também oferecem aos vendedores e clientes boas condições de envio.

Por exemplo, o Magalu Marketplace tem Magalu Entregas. Os vendedores não cobrem o frete e os clientes pagam frete baixo porque o Magalu tem um acordo favorável com os correios, pois os pedidos na plataforma estão em alta demanda.

Sendo estes os fatores que impulsionaram as vendas da moda feminina no Brasil, continua sendo um meio lucrativo para quem busca se especializar no setor de vendas.