Meu inglês é bom o suficiente para estudar no exterior?

Continua após a publicidade..

Saber se o seu inglês é bom o suficiente para estudar no exterior depende de vários fatores, por isso a resposta para essa pergunta pode variar muito. Mas em geral, a resposta para essa pergunta é não, o seu inglês não é bom o suficiente para estudar no exterior.

Porém, vamos explicar todos os motivos para isso e em quais situações o seu inglês é suficiente para conseguir estudar no exterior. Dessa forma, você consegue saber se o seu nível de inglês é o suficiente para o que quer estudar, bem como a melhor forma de se planejar.

Então, confira até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você e fique por dentro do que você precisa para estudar no exterior.

Continua após a publicidade..

Graduação e pós-graduação

Se você quer fazer cursos de graduação ou pós-graduação no exterior, é preciso que você tenha no mínimo uma certificação C2. Porém, essa certificação muda de acordo com as instituições de ensino, bem como o país escolhido.

Por exemplo, a certificação TOEFL é a mais conhecida e exigida por instituições de ensino superior nos Estados Unidos. Então, se você quer fazer um curso de graduação ou pós-graduação nos EUA, uma ótima opção é fazer um curso TOEFL online, que conta com um aulas específicas para te preparar para o exame.

Dessa forma, você não só evolui seu nível de inglês, como também garante a certificação exigida para conseguir estudar em uma instituição de ensino superior no exterior.

Intercâmbio

Por outro lado, se você quer estudar no exterior com um intercâmbio enquanto está no ensino médio, ou seja, com foco no aprendizado de inglês, não é necessário um conhecimento muito amplo de inglês.

Então, nesses casos o seu inglês pode ser bom o suficiente para estudar no exterior. Porém, vale lembrar que, qualquer conhecimento prévio que você tenha no idioma, pode te ajudar muito no seu intercâmbio.

Então, nesses casos, ter um nível de inglês intermediário, como B1 e B2, pode ser uma boa opção.

Como se preparar para estudar no exterior

Agora que você já sabe que seu inglês nem sempre é bom o suficiente para estudar no exterior, que tal aprender formas de se preparar para isso? Dessa forma, você já vai saber por onde começar a estudar e vai conseguir realizar seu sonho de estudar no exterior.

Faça um curso com certificação internacional

O primeiro passo para você se preparar para estudar no exterior é com um curso que ofereça certificação internacional. Por exemplo, o certificado de Cambridge é um dos vários tipos de certificação em inglês, juntamente com o TOEFL, o IELTS e o TOEIC.

Porém, esse último é mais utilizado para fins profissionais, quando estrangeiros querem trabalhar em empresas no exterior. Então, na hora de escolher um curso de inglês, opte por uma opção que oferece aulas preparatórias para os exames, uma vez que fazer o exame por conta pode ser muito mais difícil.

Tenha uma rotina de estudos

Além de fazer um curso de inglês, é preciso ter uma rotina de estudos para deixar o seu inglês no nível certo para estudar no exterior, principalmente se você quer fazer o ensino superior fora do Brasil.

Então, tenha uma rotina diária de estudos de inglês, por pelo menos 30 minutos diários, de forma a aumentar seus conhecimentos de gramática e aumentar o seu vocabulário.

Pratique a conversação em inglês

Por último, mas não menos importante, é preciso praticar a conversação em inglês para deixar o seu inglês bom o suficiente para estudar no exterior. Isso porque, com as habilidades de conversação, você vai conseguir se comunicar de forma apropriada com os nativos.

E para isso, você pode até mesmo utilizar músicas para treinar o idioma, cantando suas músicas favoritas para praticar a pronúncia das palavras. Outra opção é conversar com nativos, de forma a aprender mais sobre o modo como eles se comunicam no cotidiano.

Agora você já sabe que nem sempre o seu nível de inglês é bom o suficiente para estudar no exterior e como você pode mudar isso. Então, tudo que precisa fazer agora é colocar o que aprendeu em prática e começar a se preparar para estudar no exterior!