A etiqueta da nobreza no vestuário masculino ou feminino dependerá de alguns fatores, tais como de que país é o nobre, rei, monarca ou príncipe. Dependerá, ainda, de sua religião, quer seja cristã, católica, protestante, islâmica, judaica, indiana ou outras.
No caso dos islâmicos, em sua maioria, estes têm o seu vestuário tradicional que nada tem a ver com o vestuário ocidental e, sim, com a sua cultura e religião que são muito diferentes da nossa.
Assim, eles utilizam ornamentos típicos e, dependendo da localidade, utilizarão, para além de objetos, algum tipo de coroa. Neste caso, também acrescentam a ela seu turbante, este, em algumas culturas muçulmanas, é um pequeno boné esférico por vezes decorado conforme seu país ou cultura.
Os itens principais
Homens
A capa traseira. História. O vestuário que a compõe. Como e quando o usar
A capa traseira é o guarda-roupa masculino mais formal, reservado para ocasiões muito especiais.
Vestimenta com caudas. Como e quando o usar
Os casacos de cauda são trajes de gravata preta masculina, reservados para ocasiões muito especiais. É o traje masculino mais formal. Deve ser usado à noite e em locais fechados, embora haja exceções. Não é habitual em qualquer guarda-roupa masculino (a menos que seja uma personalidade ou um amante de trajes formais) por isso, a melhor opção, em caso de necessidade, é alugá-lo numa casa especializada neste serviço. Em geral, estas são alfaiatarias e lojas masculinas.
As peças básicas que compõem este vestuário são as seguintes:
Casaco: preto ou azul-negro, feito de tecido granítico, de cor preta ou azul-negra.
“A capa de cauda representa a roupa de etiqueta mais elevada para os homens”.
Geralmente atinge a cintura à frente e atrás tem duas caudas caídas. As lapelas são feitas de seda, sem brilho, de preferência em tom mate.
O fraque. História. Itens que o compõem. Como e quando deve ser usado.
O fraque também é uma das mais altas etiquetas do guarda-roupa masculino, reservado para ocasiões muito especiais.
Esta roupa de gravata preta masculina é o grande traje de gala. Deve ser usado à noite e em ambientes fechados, embora haja exceções. Não é comum em nenhum guarda-roupa masculino (a menos que você seja uma personalidade ou um amante de smokings), por isso, a melhor opção, se necessário, é alugá-lo em uma casa especializada no assunto.
Geralmente trata-se de alfaiatarias e lojas masculinas especializadas.
As peças básicas que compõem este guarda-roupa são a jaqueta preta ou azul-negra, em malha de granito.”O fraque representa a roupa de etiqueta mais alta para os homens.”
Geralmente na parte da frente atinge a cintura e nas costas tem duas saias caídas. Lapelas em seda, sem brilho, de preferência foscas.
Mulheres
Etiqueta da mulher. Vestido comprido. Vestido de noite.
O vestido de noite feminino deve ser longo, cobrindo totalmente as pernas.
Por semelhança com o guarda-roupa masculino podemos dizer que é a peça de vestuário mais formal do guarda-roupa feminino. Se tiver alguma cauda, é considerada mais formal, de gala. Embora os desenhos sejam muito influenciados pela moda, podemos dizer que se caracterizam pela sua elegância e pela utilização de tecidos de alta qualidade: cetim, sedas, veludos etc. Os acessórios também devem ser de alta qualidade, no caso de joias, poucas, mas de alta qualidade.
Ao escolher um vestido “formal”, a mulher tem uma grande variedade de possibilidades: decotes discretos, alças sugestivas, costas abertas…
Mas mantendo sempre o bom gosto e a elegância. O vestido deve ser comprido e cobrir a totalidade das pernas; recomenda-se o uso de meias, mesmo que as pernas não fiquem visíveis. Os sapatos devem ser de saltos altos e com um calcanhar fino, combinando com o vestido. A bolsa deve ser pequena, feita de metal, tecido com strass ou brocado. As joias devem ser poucas e de boa qualidade (um colar, brincos e alguns braceletes e anéis).
Etiqueta da mulher. Vestido de dia, vestido curto.
O comprimento deste vestido é normalmente até o joelho ou um pouco acima dele.
Entre os profissionais de vestuário há geralmente grandes divisões quando se trata de estabelecer apenas um tipo de vestido ou dividi-los em duas categorias: vestido de cocktail e vestido curto.
Vamos decompor ambos, embora tenham grandes semelhanças. O vestido curto é um vestido para o dia ou à noite, elegante, geralmente de corte clássico, ideal para a maioria das ocasiões. O comprimento atinge geralmente o joelho ou um pouco acima dele.
O tecido utilizado para fazer estes vestidos (lã ou linho) depende da estação para a qual será criado.
O comprimento deve ser no joelho ou ligeiramente acima dele, mas nunca deve atingir o corte de uma minissaia. São vestidos muito mais coloridos (sem que sejam demasiado exuberantes) do que os vestidos de noite, em geral. Também é preciso destacar que são menos luxuosos em relação aos tecidos (bordados, strass etc.) e, caso sejam permitidos detalhes, estes devem ser muito discretos.
“Embora seja definido como vestido curto, a altura deve estar perto do joelho”.
Artigo e Propriedade Material da Casa Real Maharajah White & Sua Família Real
Fornecido pelo Próprio Maharajah Blanco Eduardo Hanry Hermosilla Gomes