A cantora de forró Rita de Cássia deu entrada em um hospital de Fortaleza nesta terça-feira (3) e morreu de fibrose pulmonar.
Aos 50 anos, a cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3), em Fortaleza. Desde o dia 1º de janeiro, Rita estava internada em um hospital particular da capital cearense, onde fazia tratamento para fibrose pulmonar.
Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, suas músicas já foram gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. Suas composições incluem “Meu Vaqueiro, Meu Peão“, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar“.
Nas últimas postagens nas redes sociais, a cantora desejou um feliz ano novo no hospital onde estava internada. Como resultado de sua doença, ela falava com voz fraca.
A doença causa “cicatrizes” e enrijecimento dos pulmões, dificultando a respiração. Segundo o Ministério da Saúde, as causas da fibrose pulmonar são desconhecidas.
O corpo de Rita será levado para Alto Santo, cidade natal da cantora, onde será envolto e sepultado.
Artistas lamentam
Pelas redes sociais, artistas como a cantora Taty Girl lamentaram a morte de Rita de Cássia. “Não acredito. #ForródeLuto. Descanse meu poeta”, escreveu ela.
A atriz e cantora Lucy Alves fez um vídeo comentando sobre Rita de Cássia. “Queria expressar o meu desejo. Acho que todos nós vamos sentir muita falta da Rita de Cássia. Uma inspiração, um legado feminino, uma grande compositora. (…) Rita se foi, mas deixou um legado muito bonito e importante para nós. Viva Rita de Cássia”.
Xand Avião também se manifestou sobre a morte da cantora. “Quando chega a noite, o vento bate no meu rosto, vem o desejo! Minha poetisa Rita de Cássia, forró chora. Você será eterno em nossos corações.”
O grupo Mastruz com Leite, que gravou diversos sucessos de Rita de Cássia, prestou homenagem nas redes sociais. “Viva para sempre! Suas palavras, Suas canções, Sua voz doce, Seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e vamos lembrar todos os dias. Obrigada por tanto, obrigada por tudo. Seu legado será eterno Rita de Cássia”.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também lamentou. “O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores heranças do nosso forró. (…) Que Deus conforte os corações dos familiares, amigos e fãs de todo o país”, disse.
Fonte: G1