Diretora de fotografia morreu e cineasta foi ferido em set de filmagem.
O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou uma mulher e deixou um ferido no set do filme “Rust” nesta quinta-feira (21) no estado americano do Novo México, informou o gabinete do xerife do condado de Santa Fé.
Veja o que se sabe até agora sobre o acidente:
- Quantas pessoas foram atingidas?
- Quem era Halyna Hutchins, diretora de fotografia que morreu baleada?
- Os disparos foram dados durante a gravação do filme ou em ensaio?
- A arma era cenográfica ou de uso pessoal?
- Há evidências de que os tiros foram acidentais ou intencionais?
- Como ocorreram os disparos e quantos foram?
- A diretora de arte morreu na hora ou chegou a ser socorrida?
1. Quantas pessoas foram atingidas?
O gabinete do xerife do condado de Santa Fé confirmou que foram duas pessoas atingidas: “Os dois indivíduos baleados no set de ‘Rust’ foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”. Ela morreu e ele foi ferido no ombro.
2. Quem era Halyna Hutchins, diretora de fotografia que morreu baleada?
Halyna Hutchins nasceu na Ucrânia e cresceu em uma base militar soviética no Círculo Polar Ártico. Ela estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev, no seu país, e cinema, em Los Angeles, nos EUA. Hutchins chegou a trabalhar como jornalista investigativa em produções documentais na Europa.
Como diretora de fotografia, listava trabalhos em filmes como “Archenemy” (2020), com Joe Manganiello, “Blindfire” (2020) e “The Mad Hatter” (2021).
3. Os disparos foram dados durante a gravação do filme ou em ensaio?
O disparo aconteceu durante uma cena do filme “Rust”, segundo a polícia, mas ainda não se sabe se era um ensaio ou uma gravação. “Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado”.
4. A arma era cenográfica ou de uso pessoal?
A arma era cenográfica, ou seja, uma arma que fazia parte das filmagens do filme, um faroeste. Não foram dados ainda mais detalhes sobre a arma. A produção do filme havia dito inicialmente que as balas eram de festim.
5. Há evidências de que os tiros foram acidentais ou intencionais?
A principal hipótese é de que foi um acidente. Um porta-voz de Baldwin disse que houve um acidente no set envolvendo uma falha com uma arma cenográfica, segundo a agência de notícias Associated Press.
Baldwin depôs e foi liberado, segundo o site Deadline. Uma foto do jornal local “Santa Fe New Mexican” mostra o ator chorando enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia.
O ator e a produção do filme ainda não se pronunciaram sobre a tragédia. A produção do filme foi paralisada, e testemunhas estão sendo interrogadas.
6. Como ocorreram os disparos e quantos foram?
Ainda não se sabe como foram os disparados e quantos foram. As duas pessoas que foram baleadas eram da equipe que fica nos bastidores, o que leva a crer que os disparos foram feitos em direção às câmeras.
7. A diretora de arte morreu na hora ou chegou a ser socorrida?
Hutchins chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Souza foi levado de ambulância ao centro médico Regional Christus St. Vincent, com ferimentos no ombro.