Ministro da Defesa se reuniu com presidente Lula no fim da tarde após decisão de demitir comandante Júlio César de Arruda
O ministro da Defesa José Múcio Monteiro afirmou neste sábado que houve uma “fratura de confiança” na relação com o Exército. Lula decidiu demitir o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, nesta tarde em meio a uma crise após os ataques de golpistas bolsonaristas aos prédios dos Três Poderes.
Arruda será substituído pelo Comandante Militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. O militar era o favorito de aliados do presidente para ocupar o posto. Na última quarta-feira, em discurso durante um evento militar, Arruda pediu a sua tropa respeito ao resultado das urnas.
– Evidentemente, depois desses últimos episódios, a questão dos acampamentos, a questão do dia 8 de janeiro, as relações, principalmente do comando do Exército, sofreram uma fratura no nível de confiança. E nós precisávamos estancar isso logo no início desse episódio. Até para que nós pudéssemos superar esse episódio – disse o ministro em um breve pronunciamento no Palácio do Planalto.
O ministro contou que Arruda foi comunicado da demissão neste domingo e anunciou o novo comandante: