Furacão Idalia Atinge a Flórida Nesta Quarta como “Extremamente Perigoso”

Furacão avança sobre o Golfo do México com temperatura recorde do mar que favorece rápida intensificação de Idalia

O furacão Idalia está em curso em direção à costa oeste da Flórida, gerando ordens de evacuação em massa e alertas de inundações. As autoridades advertem que a tempestade poderá atingir níveis “extremamente perigosos” antes de fazer contato com o solo.

Vista aérea da área comercial ao redor do cais de pesca de Cedar Key antes da chegada do furacão Idalia, em Cedar Key, Flórida, em 29 de agosto. Marco Bello/Getty Images

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o Idalia foi categorizado como um furacão de categoria 2, e as previsões indicam inundações costeiras “potencialmente mortais”, chuvas torrenciais e ventos fortes. Desde a noite de segunda-feira, a tempestade já impactou parte de Cuba.

As águas aquecidas no Golfo do México, com temperaturas próximas a 31ºC, estão propiciando que o Idalia se intensifique rapidamente, se transformando em um “perigoso furacão de alta intensidade antes de tocar o solo na quarta-feira”, como informou o NHC. Adverte-se sobre “inundações por marés de tempestade de 10 a 15 pés (3 a 5 metros)” nas regiões costeiras.

Continua após a publicidade..

“Uma grande maré de tempestade pode ser fatal para poucas pessoas que permanecerem em seu caminho. É crucial nos afastarmos do perigo e levarmos a situação a sério”, alertou Deanne Criswell, diretora da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema).

Na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, furacões considerados de grande intensidade são os de categoria 3 ou superior. Segundo o NHC, tais fenômenos podem causar danos “devastadores” e “catastróficos”. No momento do último boletim do NHC, o Idalia estava a 310 quilômetros ao Sul-Sudoeste de Tampa, na Flórida, com ventos sustentados de até 155 km/h.

Enquanto Robert Bryant, um estudante de 18 anos, concluía os preparativos para evacuar sua casa em Steinhatchee, cidade do Norte da Flórida, o governador Ron DeSantis, pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, exortava os residentes nas áreas de evacuação a partirem imediatamente para locais seguros.

No ano anterior, o furacão Ian causou a morte de quase 150 pessoas ao atingir a costa Oeste da Flórida como uma tempestade devastadora de categoria 4, provocando ressacas e ventos fortes que resultaram em extensos danos materiais.

As previsões indicam que Idalia provavelmente tocará o solo mais ao Norte, ao longo da região pantanosa conhecida como “Big Bend”, onde não existem barreiras de proteção como nas outras áreas costeiras da Flórida. O governador DeSantis interrompeu sua campanha para lidar com a crise iminente.

Comments are closed.