sex. abr 19th, 2024

Atrás de Castillo, Keiko denuncia ‘fraude sistemática’ sem apresentar provas

By Clayton jun8,2021

Filha de ex-presidente foi ultrapassada durante o dia, em uma apuração que será decidida voto a voto; candidato de esquerda publica nota com acenos ao mercado

A candidata presidencial Keiko Fujimori em uma entrevista coletiva na noite desta segunda-feira Foto: STRINGER / REUTERS

Após ter sido ultrapassada pelo candidato da esquerda radical Pedro Castillo durante a apuração nesta segunda-feira, a candidata presidencial Keiko Fujimori convocou uma entrevista coletiva na noite na qual, sem apresentar provas, denunciou uma suposta “fraude planejada e sistemática” e uma suposta estratégia do Peru Livre para “distorcer ou atrasar os resultados” contestando atas eleitorais.

— Refiro-me ao processo de contestação das atas, onde a maioria destas, sobretudo, tenta evitar que as atas com maior número de votos para o Força Popular sejam contabilizadas. Queremos mostrar tudo isso com o objetivo de que a vontade popular não se veja reduzida e de que o voto de cada um dos peruanos seja finalmente respeitado — afirmou a filha do ex-ditador Alberto Fujimori (1990-2000).

Com 94,8% das urnas da eleição de domingo contabilizadas no Peru, em uma disputa voto a voto, Castillo tem 50,28% dos votos, contra 49,72% de Keiko. Sua vantagem, que se ampliou ao longo do dia, é de 95,5 mil votos. Antes das eleições, ambos os candidatos concordaram que reconheceriam o resultado da disputa eleitoral. No Twitter, o Peru Livre escreveu que “rejeitava” as alegações. Mais tarde, Castillo fez um pronunciamento, no qual pediu “respeito à vontade popular”:



— Temos que respeitar a vontade popular. Serei o primeiro a fazê-la cumprir. Acima de tudo está a pátria — afirmou, em um discurso de poucos minutos no qual expressou otimismo.

Segundo dados oficiais da Oficina Nacional de Processos Eleitorais (Onpe), a maciça parte das atas que ainda precisam ser contadas vem de regiões rurais, redutos de Castillo. Os votos de quase 750 mil peruanos que vivem no exterior, contudo, também podem ser decisivos: com apenas 24,6% dessas urnas apuradas, Keiko lidera com folgados 62,3%, margem que dificulta projetar quem será o novo presidente peruano. No primeiro turno, em abril, cerca de 200 mil eleitores votaram no exterior; a expectativa antes de domingo era que o número dobrasse para 400 mil, segundo o chefe da Onpe, Piero Corvetto.

Os analistas esperavam que um resultado próximo pudesse levar a dias de incerteza, tensão e talvez algum nível de inquietação, e  as reivindicações agora adicionam combustível a esse cenário. Na manhã desta segunda-feira, o partido de Castillo também disse que havia sido vítima de tentativas de fraude, sem dar detalhes.

A votação ressaltou uma divisão acentuada entre a capital Lima e o interior rural do país, que impulsionou a ascensão inesperada de Castillo. Castillo, filho de camponeses, prometeu sacudir a Constituição do país andino e as leis de mineração, assustando os produtores de cobre e os mercados locais, que caíram drasticamente na segunda-feira enquanto ele ganhava na disputa.

Fujimori, 46, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que está preso por abusos de direitos humanos e corrupção, também pediu “prudência, calma e paz de ambos os grupos”. O partido Peru Livre de Castillo disse no Twitter que o candidato, que estava em seu distrito rural ao norte para votar, viajou a Lima para “salvaguardar a vontade do povo”, embora uma coletiva de imprensa planejada tenha sido posteriormente cancelada.

A dianteira de Castillo, que promete rever o modelo econômico peruano — que gerou crescimento nos anos anteriores à pandemia, mas criou uma sociedade muito desigual — provocou queda nesta segunda de 2,42% no sol, a moeda do país, em relação ao dólar. O principal índice da Bolsa de Lima caiu 7,12%, com empresas de mineração como Cerro Verde e Southern Cooper entre as mais castigadas — o candidato promete aumentar os royalties cobrados pela exploração de minérios.

À noite, a campanha de Castillo divulgou um comunicado voltado para o mercado, dizendo que, se eleito, o candidato manterá a autonomia do Banco Central. A nota diz também que seu plano econômico “não inclui nacionalizações, expropriações, controle de câmbio, controle de preço ou proibição de importações”. “A economia popular com os mercados que defendemos promove o crescimento de empresas e negócios, principalmente agricultura e pequenas e médias empresas”, afirmou o comunicado, que no entanto reiterou que os recursos necessários para melhorar a educação e a saúde virão de aumento de impostos sobre a mineração.

Analistas preveem que a apuração ainda pode demorar dias, sobretudo se houver pedidos de recontagem parcial.

Fonte: O Globo

 

Veja também: