Berlim: 500 mil árvores são cortadas para construir fábrica da Tesla

Ativistas protestam de forma pacífica e com ações mais extremas

Cerca de 329 hectares de floresta foram desmatados para a construção de um grande centro de produção de carros elétricos da Tesla, próximo a Berlim, na Alemanha. Este desmatamento, que envolveu a derrubada de aproximadamente 500 mil árvores, tem gerado intensos protestos de ativistas, que alertam sobre os riscos à área de água protegida e à região seca onde a fábrica está localizada. As mais recentes imagens de satélite revelaram a extensão do desmatamento, que ocorreu entre março de 2020 e maio de 2023, de acordo com a empresa de informações ambientais Kayrros.

Protestos Crescentes Contra a Expansão da Fábrica da Tesla

A construção da fábrica, que se tornou uma peça central das operações europeias da Tesla, gerou controvérsia desde o início. Desde maio, os protestos contra a expansão da fábrica se intensificaram, variando de manifestações pacíficas a ações mais extremas. Ativistas organizaram acampamentos, ergueram casas nas árvores e realizaram tentativas de invasão da fábrica. Em março, uma manifestação incluiu o incêndio de um poste de eletricidade, interrompendo temporariamente a produção.

O CEO da Tesla, Elon Musk, criticou publicamente a polícia local por sua suposta atitude branda em relação aos manifestantes, que ele descreveu como “de esquerda”. Karolina Drzewo, da aliança de campanha Turn Off Tesla’s Tap, destacou que a expansão da fábrica promove a destruição ambiental em uma das regiões mais secas da Alemanha, representando um perigo para a área protegida de água potável.

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Compensações e Impacto Ambiental

A análise dos registros de satélite conduzida pela empresa Kayrros utilizou imagens do Satélite Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia, revelando o impacto do desmatamento causado pela fábrica. Segundo Antoine Halff, da Kayrros, o corte das árvores, que equivale a cerca de 13 mil toneladas de CO2, precisa ser considerado à luz dos benefícios proporcionados pelos veículos elétricos.

Ainda assim, Halff adverte que as compensações ambientais têm limites e devem ser cuidadosamente avaliadas. A Tesla tem evitado comentar o impacto ambiental de suas operações na Alemanha. Em julho, o Ministério do Meio Ambiente do estado de Brandemburgo aprovou os planos de expansão da fábrica, dobrando a produção para um milhão de carros por ano. Essa decisão intensificou a controvérsia, com dezenas de incidentes ambientais relatados, incluindo derramamentos de óleo diesel, tinta e alumínio.