‘Achei que fosse um terremoto’, descreve testemunha
LAGOS — Um prédio de 21 andares que estava em construção desabou nesta segunda-feira em Lagos, na Nigéria. Autoridades confirmaram à BBC que três pessoas morreram e informaram que muitas outras estão presas nos escombros. Segundo a emissora de TV Arise, pelo menos 50 pessoas estariam presas nos escombros.
A construção está localizada no bairro nobre Ikoyi, onde há diversos canteiros de obras de apartamentos de luxo.
Em entrevista à CNN, um morador da região informou que o edifício está em construção há dois anos e que os responsáveis pela obra participaram de uma reunião com potenciais compradores no início dessa segunda-feira.
— Achei que fosse um terremoto quando saí correndo do meu apartamento logo depois das 15h (horário local). Senti o prédio se mover e sabia que algo estava errado — disse Olu Apata.
Moradores que denunciaram a demora no início do trabalho de equipes de resgate cavaram destroços com as próprias mãos. A Cruz Vermelha da Nigéria também atua na região. Rashid Olamilekanl, que estava no bairro na hora do acidente, disse à CNN que retirou três trabalhadores da construção civil dos escombros.
— Eu sou um nigeriano. Tenho que resgatar meu povo — disse ele, acrescentando que os trabalhadores foram levados para um hospital.
Em 2019, dois edifícios desabaram na cidade — incluindo a sede de uma escola — que deixaram dezenas de pessoas mortas. Na época, um especialista disse à CNN, que mais de mil prédios corriam o risco de desabar na região.
Fonte: O Globo