Houve ainda, neste sábado, uma tempestade de relâmpagos; aeroporto reabre apos 48 horas fechado
LA PALMA, Espanha — Edifícios próximos ao vulcão na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, foram tomados por rios de lava na manhã deste sábado. Houve ainda uma tempestade de relâmpagos. O magma destruiu pelo menos quatro edifícios na vila de Callejón de la Gata, disseram testemunhas à Reuters.
As companhias aéreas que voam para as Canárias foram aconselhadas a carregar combustível extra caso as nuvens de cinza obrigassem a uma mudança de curso nos voos ou atrasassem o pouso, disse um porta-voz da Enaire, que controla a navegação no espaço aéreo espanhol.
O aeroporto de La Palma, que estava está fechado desde quinta-feira por causa das cinzas, voltou a operar, disse a operadora de tráfego aéreo espanhola Aena. Os outros aeroportos do arquipélago permaneceram abertos durante o período.
Houve 37 movimentos sísmicos neste sábado, com o maior alcançando 4,1 graus, de acordo com o Instituto Geológico Nacional da Espanha. O vulcão Cumbre Vieja destruiu mais de 800 edifícios e forçou a evacuação de cerca de seis mil pessoas de suas casas na ilha.
La Palma, com uma população de cerca de 83.000, é uma das Ilhas Canárias no Atlântico. Relâmpagos foram vistos perto da erupção no início deste sábado. A lava do vulcão atingiu mais de 150 hectares de terras agrícolas, a maior parte delas usada para o cultivo de bananas, uma das principais plantações da ilha.
Fonte: O Globo