Terremoto de magnitude 6,3 volta a sacudir a Ilha de Creta na Grécia

Atenas, 12 de outubro (EFE) .- Um forte terremoto de 6,3 graus na escala Richter, o segundo grave em duas semanas, abalou a parte oriental da ilha grega de Creta, o maior do país, na terça-feira.

Conforme anunciado pelo Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas, o epicentro do terremoto, que ocorreu às 12h24, hora local (09h24 GMT), localizou-se 23 quilômetros a leste da cidade de Zakros, no leste da ilha , e uma profundidade de 8,7 quilômetros.

Continua após a publicidade..

No momento não há informações sobre feridos, embora o tremor, que durou quase 30 segundos, tenha gerado muita preocupação na capital cretense, Heraklion, e em outras cidades turísticas próximas ao epicentro, como Ayios Nikolaos ou Sitía, onde os danos ocorreram foi relatado em edifícios e deslizamentos de terra.

Além disso, o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo EMS emitiu um alerta para um possível tsunami leve após o terremoto.

O prefeito de Sitía, Yorgos Zervakis, foi quem informou à mídia que o forte terremoto danificou alguns edifícios, inclusive a prefeitura, embora a assessoria de imprensa dos bombeiros tenha informado à Efe que não há relatos de danos materiais ou vítimas pessoais.

Perto de Sitía, uma igreja ruiu completamente. Precisamente o desabamento da cúpula de um templo causou a morte da única pessoa que morreu no terremoto anterior, de magnitude 5,8 na escala Richter, que no final de setembro danificou milhares de edifícios em Creta, deixando centenas de desabrigados. .

O presidente da Agência de Proteção Sísmica, Efzymis Lekkas, disse à televisão pública de Helena, ERT, que o terremoto de hoje não tem relação com o anterior.

O terremoto de 6,3 também foi sentido nas ilhas de Rodes, Santorini e Karpathos, perto de onde ocorreu outro terremoto no mar apenas oito minutos depois, neste caso de magnitude 4,6.

Terremoto volta a sacudir a Ilha de Creta na Grécia assísta abaixo:

Fonte: Holla News e agencia EFE